Home / Destaques / ACM Neto inaugura posto de recadastramento biométrico na Cidade Baixa 

ACM Neto inaugura posto de recadastramento biométrico na Cidade Baixa 

Crédito: Divulgação/Secom/PMS

A população de Salvador ganha mais um posto de recadastramento biométrico do eleitor, localizado na Cidade Baixa. A estrutura, instalada no Bahia Outlet Center, foi inaugurada na manhã de quinta-feira (10) pelo prefeito ACM Neto e pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, acompanhados do vice-prefeito Bruno Reis; da diretora do centro de compras, Rosemma Maluf; demais gestores municipais, autoridades, imprensa e moradores da região. O posto é o nono em funcionamento através de parceria entre a Prefeitura e o TRE-BA.

Com apoio também do estabelecimento comercial, o novo posto fica na Rua do Uruguai, 753, no bairro do Uruguai, e dispõe de seis guichês – o sétimo deverá ser instalado nos próximos dias. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O atendimento é feito através de agendamento prévio, com novas vagas oferecidas todas as sextas-feiras através do site do tribunal, no endereço www.tre-ba.jus.br.

Na ocasião, o prefeito aproveitou para fazer o recadastramento e recebeu o título na mesma hora. “Foi um processo muito rápido, com duração em torno de cinco minutos, atendimento rápido e de qualidade. O desejo é de ampliar ainda mais esse serviço, em parceria com o TRE-BA, de maneira a facilitar esse acesso ao cidadão e permitir que todos possam fazer o recadastramento o tanto antes, evitando filas de última hora”, pontua.

Ele chamou ainda a atenção dos cidadãos sobre a importância de fazer o procedimento e da estimativa em ampliar ainda mais o serviço na cidade. “É importante que todos façam. Lembramos que esse é um importante exercício de cidadania, é essencial o papel do eleitor no aperfeiçoamento do processo eleitoral do Brasil, para evitar ainda mais as fraudes”, completa ACM Neto.

O desembargador Rotondano salientou o apoio da administração municipal na ampliação do serviço em Salvador. “O TRE-BA, assim como outros órgãos, passa por dificuldades, principalmente com pessoal. Esse apoio que a Prefeitura tem dado com material, espaço, pessoal e demais estruturas é extremamente valioso não apenas para as instituições, mas essencialmente para o cidadão/eleitor, que é o destinatário final dos nossos serviços”.

Até o momento, a parceria entre a Prefeitura e o TRE-BA já disponibilizou a instalação de postos de recadastramento biométrico em oito unidades das Prefeituras-Bairro: Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Pau da Lima, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves e Valéria. A próxima estrutura prevista deverá ser entregue na região da Liberdade/São Caetano. O prazo para que os eleitores façam o procedimento termina no dia 31 de janeiro de 2018. De acordo com o tribunal, cerca de 500 mil eleitores passaram pelo procedimento na capital baiana.

Orientações – Antes de fazer o recadastramento biométrico, é necessário que o eleitor não tenha débitos com a Justiça Eleitoral. A pesquisa pode ser feita no site do TRE-BA e, caso tenha alguma pendência, a multa deve ser paga previamente. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento no posto da Justiça Eleitoral.

Para fazer a biometria, que é gratuita, é necessário levar o RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor (opcional). Caso deixe de fazer o procedimento, o cidadão terá o título será cancelado. Além de não poder votar, a situação ocasiona a perda de diversos benefícios oferecidos pelo Governo Federal, como o Bolsa Família, assim como não poderá tirar passaporte ou ter o CPF suspenso, dentre outros prejuízos. A sanção é prevista pelo Código Eleitoral, artigo 7º.

Fonte: Secom/PMS

 


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


Sobre Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia

Veja Tambem

Felipe Lucas defende proposta de indicação sobre uso de propaganda em uniformes dos alunos da rede municipal de ensino de Salvador

Alunos da rede municipal de ensino de Salvador podem passar a estampar logomarcas de empresas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.