Home / Destaques / ACM Neto prestigia Encontro Interlegis que discute gestão e modernização do Poder Legislativo: “Nós nada mais somos do que mandatários de uma vontade dos nossos eleitores”

ACM Neto prestigia Encontro Interlegis que discute gestão e modernização do Poder Legislativo: “Nós nada mais somos do que mandatários de uma vontade dos nossos eleitores”

Fortalecer institucionalmente a gestão do Poder Legislativo brasileiro por meio do estímulo à modernização, integração e cooperação entre as Casas Legislativas. Este foi um dos  objetivos do Encontro Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis), realizado nesta sexta-feira (15), no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, articulado pelo presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), e a vereadora Marta Rodrigues (PT), autora do Projeto de Resolução e idealizadora da Escola do Legislativo através de parceria do Programa Interlegis do Senado Federal.

O prefeito ACM Neto particpou da abertura do encontro que tratou sobre o programa de modernização legislativa e transparência no Legislativo. O Interlegis disponibiliza gratuitamente ferramentas tecnológicas e oficinas presenciais que colaboram para o aprimoramento da gestão legislativa.

Entusiasta do Interlegis, o prefeito ACM Neto destacou a oportunidade de conhecer de perto toda a ação do programa, sobretudo, no momento em que foi vice-presidente da Câmara dos Deputados em 2009 e 2010. “Nos tínhamos uma relação muito estreita com o Interlegis. Desenvolvemos a época uma série de projetos em conjunto com cursos temáticos, desenvolvemos programas de aperfeiçoamento. O Interlegis também tem uma marca pelo incentivo e apoio que teve do meu avô que foi presidente do Congresso Nacional. Mesmo antes de entrar na vida pública, tenho essa recordação do quanto ele abrilhantou e investiu no Interlegis para a integração dos poderes legislativos que vem no sentido de aperfeiçoar a ação parlamentar no Brasil. Nós vivemos no modelo federativo em que cada esfera de poder tem a sua responsabilidade e competência. O papel do legislador é representar a vontade do cidadão e da sociedade. Eu costumo dizer que nós nada mais somos do que mandatários de uma vontade dos nossos eleitores. Todo o trabalho do Interlegis vem no sentido de aproximar a ação parlamentar do cidadão e os representantes legítimos da sociedade com os cidadãos brasileiros. No momento em que nós vivemos a constestação da classe política, no momento de questionamento da credibilidade da classe política, mais do que nunca, nós precisamos investir e acreditar nesse aperfeiçoamento dos sistemas de funcionamento do Poder Legislativo com prestação de contas e transparência para saber se comunicar com o cidadão. As pessoas não têm conhecimento do que está sendo feito nas casas legislativas do Brasil e isso acaba intensificando a falta de conexão e de uma certa falta de representatividade dos legislativos. O Interlegis, em todo o trabalho que vem sendo feito com a Câmara Municipal de salvador que eu tenho testemunhado, está atenta a todos esses desafios da Câmara para se integrar cada vez mais a vida da cidade do Salvador, aprendendo quais são os principais problemas e demandas para atender a essas expectativas. Existe o trabalho individual individual de cada vereador e de cada parlamentar. No entanto, essa visão coletiva é importante. Jamais o prefeito pode rogar a empenhar o papel do legislativo que é exclusivo do vereador, mantendo uma independência harmônica com diálogo para atender os interesses coletivos e, sobretudo, pautada pelo espírito público. Essa é a relação que nós construímos com trabalho pautado pelo interesse público e pela vontade do cidadão”, destaca o prefeito.

Rafael Santana


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


Sobre Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia

Veja Tambem

ACM Neto desconversa sobre decisão em assumir presidência do DEM

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), descartou qualquer possibilidade de ser candidato a presidente ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.