Home / Destaques / Agentes da Semps fazem abordagem a moradores de ruas do Pelourinho

Agentes da Semps fazem abordagem a moradores de ruas do Pelourinho

Os agentes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) realizam esta semana ações de abordagem social à população em situação de rua na região do Pelourinho. Cinco educadores sociais conversaram com essas pessoas na tentativa de convencê-las a deixarem a situação de rua. Entre a população atendida estão homens adultos, mulheres, famílias com filhos, casal e filhos, jovens e idosos. O Pelourinho é uma das regiões que contam com equipes fixas de abordagem compostas por um assistente e educadores sociais, por conta da quantidade de população em situação de rua.

Aqueles que aceitam os serviços da secretaria são encaminhados ao Centro Pop, onde são recepcionados por assistentes sociais e psicólogos e encaminhados para as unidades de acolhimento disponibilizadas pela Prefeitura. Essas pessoas também são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar que propõe atividades culturais e sociais com o objetivo de promover a reinserção social, comunitária e familiar. “Nosso trabalho é dar melhores condições de vida a essas pessoas. Fazemos um cadastro, conversamos um pouco com para saber da família e possíveis contatos. Identificando o seu perfil, encaminhamos para uma das instituições de acolhimento da Prefeitura ou conveniadas”, revelou o educador social André Luiz Souza.

A pasta também realiza a inscrição dos acolhidos em projetos e benefícios como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), Minha Casa, Minha Vida e auxílios eventuais, oferta auxílio passagem (no caso de migrantes) e encaminha para retirada de documentação oficial, a exemplo da carteira de identidade. Também é providenciado o acesso à rede de ensino e capacitação profissional, com vistas à inclusão produtiva e o desenvolvimento de autonomia financeira para garantir o empoderamento dos indivíduos na sociedade.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Veja Tambem

Felipe Lucas defende proposta de indicação sobre uso de propaganda em uniformes dos alunos da rede municipal de ensino de Salvador

Alunos da rede municipal de ensino de Salvador podem passar a estampar logomarcas de empresas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.