Home / Destaques / Agentes da Semps fazem abordagem a moradores de ruas do Pelourinho

Agentes da Semps fazem abordagem a moradores de ruas do Pelourinho

Os agentes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) realizam esta semana ações de abordagem social à população em situação de rua na região do Pelourinho. Cinco educadores sociais conversaram com essas pessoas na tentativa de convencê-las a deixarem a situação de rua. Entre a população atendida estão homens adultos, mulheres, famílias com filhos, casal e filhos, jovens e idosos. O Pelourinho é uma das regiões que contam com equipes fixas de abordagem compostas por um assistente e educadores sociais, por conta da quantidade de população em situação de rua.

Aqueles que aceitam os serviços da secretaria são encaminhados ao Centro Pop, onde são recepcionados por assistentes sociais e psicólogos e encaminhados para as unidades de acolhimento disponibilizadas pela Prefeitura. Essas pessoas também são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar que propõe atividades culturais e sociais com o objetivo de promover a reinserção social, comunitária e familiar. “Nosso trabalho é dar melhores condições de vida a essas pessoas. Fazemos um cadastro, conversamos um pouco com para saber da família e possíveis contatos. Identificando o seu perfil, encaminhamos para uma das instituições de acolhimento da Prefeitura ou conveniadas”, revelou o educador social André Luiz Souza.

A pasta também realiza a inscrição dos acolhidos em projetos e benefícios como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), Minha Casa, Minha Vida e auxílios eventuais, oferta auxílio passagem (no caso de migrantes) e encaminha para retirada de documentação oficial, a exemplo da carteira de identidade. Também é providenciado o acesso à rede de ensino e capacitação profissional, com vistas à inclusão produtiva e o desenvolvimento de autonomia financeira para garantir o empoderamento dos indivíduos na sociedade.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Veja Tambem

Audiência pública denuncia “situação precária” das Cases

“Não há condições de ressocializar num ambiente onde o limite é de 140 adolescentes e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.