Home / Saúde / Dia mundial contra a Aids é lembrado com programação extensa em Salvador

Dia mundial contra a Aids é lembrado com programação extensa em Salvador

Foto: Reprodução/Internet

A comemoração pelo Dia Internacional da Luta Contra à Aids (1º de dezembro), que completa 30 anos em 2017 e inclui ações no mundo inteiro, ficou maior na capital. É a “Semana Vermelha”. Desde o domingo passado, dia 26, a Prefeitura mantém uma agenda de ações populares, como o teste realizado entre torcedores de futebol que estavam na Arena Fonte Nova no jogo entre Bahia e Chapecoense. Essa programação continua até o próximo domingo (03), no Porto da Barra, uma das praias mais populares da cidade.

“É para manter a dinâmica e ampliar as ações que no mundo inteiro se concentram principalmente na sexta-feira (1)”, diz a sanitarista Helena Cristina Alves Vieira Lima, da Secretaria Municipal de Saúde. Mestre em Biotecnologia e Medicina Investigativa, Helena Vieira Lima elogia a grande programação da agenda criada em Salvador na luta contra a AIDS. “Uma coisa interessante é a participação impressionante também das entidades populares, como o Gapa Bahia” e Unaids, que possuem agendas próprias para lembrar a data”, comenta.

Isso quer dizer que a Prefeitura participa das plenárias organizadas por essas e outras entidades, mas investe numa dinâmica maior. No domingo (03), a Prefeitura estará na “Pipoca da Prevenção”, no calçadão do Porto da Barra. O lugar é conhecido internacionalmente. O jornal londrino The Guardian fez reportagem indicando o Porto da Barra como uma das três praias urbanas mais bonitas do mundo. Os frequentadores fazem o resto mantendo a fama de praia animada.

Junto com a Unaids e o GAPA Bahia, a Prefeitura faz a chamada ação de testagem e prevenção perto da praia, através do projeto Fique Sabendo. Helena explica que os testes para identificação de contaminação pelo vírus HIV, sífilis, hepatite C e hepatite B são feitos sem constrangimento dos participantes. “Claro que a gente faz a abordagem reservadamente. Mas o pessoal mantém uma postura natural. Procura a gente e pede os preservativos com espontaneidade”, conta.

Nesta quinta-feira (30), a partir das 19h, a agenda da Prefeitura inclui ações de prevenções com distribuição de preservativos e testes para profissionais do sexo nas ruas de Salvador. Na sexta (01), a data oficial da luta contra Aids, há o “Ocupa trem, ocupa metrô e ocupa buzu”, com ações nos vagões e nos ônibus que circulam na cidade. A agitação com prevenção no Porto da Barra começa às 16h de domingo (03), no calçadão da Barra. Previsto para durar até às 19h.

Origens – O Dia Mundial da Luta contra a Aids teve origem impactante, criado durante uma Assembleia Mundial de Saúde, em sessão comanda pela Organização das Nações Unidas, em agosto de 1987. Foram dois colaboradores – James W. Bunn e Thomas Netter – que apresentaram a ideia. A sugestão do primeiro dia de dezembro foi escolhida de maneira estratégica para evitar o burburinho da temporada de Natal.

Fonte: Secom/PMS


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


Sobre Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia

Veja Tambem

Mutirão contra o aedes segue para Bom Juá e Fazenda Grande do Retiro

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), tem ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.