Home / Destaques / Mais de 105 mil alunos já estão matriculados para o ano letivo 2018

Mais de 105 mil alunos já estão matriculados para o ano letivo 2018

Até esta terça-feira (9), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) registrou 105.800 alunos que cursarão os segmentos Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em todos esses níveis de ensino foram disponibilizadas 166.900 vagas. As matrículas para alunos novos que vão cursar o 1º ano do Ensino Fundamental começaram nesta terça. Para estudantes do 2º e do 3º ano e da EJA, as matrículas começam na quarta-feira (10). Na sexta (12), ocorrerão os procedimentos para inserção de novos alunos do 4º e do 5º ano; e na próxima segunda-feira (15), para os que cursarão do 6º ao 9º ano.

A rede municipal de ensino conta, atualmente, com 339 escolas e 98 creches e pré-escolas, além de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Todas as unidades funcionam como postos de matrícula para vagas em qualquer bairro, como explica a Diretoria Pedagógica, Nilce Gama: “por exemplo, o pai ou a mãe podem estar na ilha (de Maré, dos Frades ou de Bom Jesus dos Passos) e efetuar a matrícula lá mesmo para o filho que vai estudar numa escola municipal no Cabula”.

As matrículas ocorrerão dessa forma, descentralizada, até o dia 27 deste mês, mas continuam nas próprias escolas durante todo ano – para alunos que farão transferência de unidade no decorrer dos meses. Dos 105.800 mil alunos matriculados até então, 14 mil foram para o nível Educação Infantil, oferecido em creches e pré-escolas e atende crianças de 0 a 5 anos. Esta é a primeira etapa da educação básica e visa o desenvolvimento integral e integrado da criança. Outras 83.800 matrículas foram feitas para o Ensino Fundamental. O segmento tem duração mínima de nove anos – divididos em dois ciclos – e tem como finalidade proporcionar o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, considerando a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências básicas necessárias na formação de atitudes de valores intrínsecos ao exercício da cidadania.

E 8 mil estudantes estão matriculados para cursar a EJA, modalidade constituída por quatro tempos de aprendizagem, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Veja Tambem

Prefeitura realiza obra de pavimentação para inaugurar Casa do Carnaval

Em paralelo às obras de implantação da Casa no Carnaval, que vai servir de referência ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.