Home / Destaques / Números demonstram redução de incidentes e aumento da produtividade da Guarda Municipal

Números demonstram redução de incidentes e aumento da produtividade da Guarda Municipal

Com mais de 8.300 atendimentos e 381 ocorrências registradas só em 2017, a Guarda Civil Municipal contabiliza diversas ações que vão desde apoio para garantia das ações dos órgãos públicos municipais e proteção do patrimônio público a ocorrências em flagrante de delito que geraram encaminhamentos para a delegacias de Polícia. Os números refletem um aumento de 34,1% na quantidade de atendimentos e 62,12% no número de ocorrência, em relação ao mesmo período do ano passado (de janeiro a julho).

Dentre os atendimentos, já foram contabilizadas 3.379 ações de proteção ao patrimônio público, 560 capturas e/ou resgate de animais silvestres, 372 operações em apoio às blitze de Lei Seca, ordenamento e fluidez no trânsito, dentre outros. Nas ocorrências, destaque para 52 ações de encaminhamento para a delegacia por roubo a transeuntes, 15 por agressões físicas e 41 por acidentes de trânsito com vítimas, entre outras situações previstas na legislação federal. “Atualmente com 1.231 agentes, a Guarda Civil Municipal atua tendo como base a Lei Federal 13.022, que possibilita a atuação preventiva. Para garantir a atuação legal e controle das atividades desempenhadas pelos agentes, a Corregedoria acompanha e desenvolve atividades de fiscalização no órgão. A unidade registrou, em 2017, 74 processos administrativos, que vão desde faltas, questões administrativas a atividades operacionais, gerando uma sindicância, dez apurações internas, 11 suspensões, 10 advertências, 6 arquivamentos e 47 situações em trâmite”, informou o diretor de Prevenção à Violência e Segurança Pública da Prefeitura, Maurício Lima.
.
Ele acrescentou que, em 2017, 29 exonerações de guardas foram publicadas no Diário Oficial do Município. “O fato é que, neste ano, só tivemos o registro de duas ocorrências graves envolvendo guardas. Isso tem reduzido a cada ano porque estamos investimento cada vez mais em treinamento e capacitação dos nossos profissionais. E todo desvio de conduta é investigado garantindo amplo direito de defesa, com punições, quando é comprovada irregularidade”, concluiu Maurício Lima.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Veja Tambem

Guardas Civis participam de qualificação para atuação no Carnaval

Cerca de 120 profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, na Base do Grupamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.