Home / Destaques / Números demonstram redução de incidentes e aumento da produtividade da Guarda Municipal

Números demonstram redução de incidentes e aumento da produtividade da Guarda Municipal

Com mais de 8.300 atendimentos e 381 ocorrências registradas só em 2017, a Guarda Civil Municipal contabiliza diversas ações que vão desde apoio para garantia das ações dos órgãos públicos municipais e proteção do patrimônio público a ocorrências em flagrante de delito que geraram encaminhamentos para a delegacias de Polícia. Os números refletem um aumento de 34,1% na quantidade de atendimentos e 62,12% no número de ocorrência, em relação ao mesmo período do ano passado (de janeiro a julho).

Dentre os atendimentos, já foram contabilizadas 3.379 ações de proteção ao patrimônio público, 560 capturas e/ou resgate de animais silvestres, 372 operações em apoio às blitze de Lei Seca, ordenamento e fluidez no trânsito, dentre outros. Nas ocorrências, destaque para 52 ações de encaminhamento para a delegacia por roubo a transeuntes, 15 por agressões físicas e 41 por acidentes de trânsito com vítimas, entre outras situações previstas na legislação federal. “Atualmente com 1.231 agentes, a Guarda Civil Municipal atua tendo como base a Lei Federal 13.022, que possibilita a atuação preventiva. Para garantir a atuação legal e controle das atividades desempenhadas pelos agentes, a Corregedoria acompanha e desenvolve atividades de fiscalização no órgão. A unidade registrou, em 2017, 74 processos administrativos, que vão desde faltas, questões administrativas a atividades operacionais, gerando uma sindicância, dez apurações internas, 11 suspensões, 10 advertências, 6 arquivamentos e 47 situações em trâmite”, informou o diretor de Prevenção à Violência e Segurança Pública da Prefeitura, Maurício Lima.
.
Ele acrescentou que, em 2017, 29 exonerações de guardas foram publicadas no Diário Oficial do Município. “O fato é que, neste ano, só tivemos o registro de duas ocorrências graves envolvendo guardas. Isso tem reduzido a cada ano porque estamos investimento cada vez mais em treinamento e capacitação dos nossos profissionais. E todo desvio de conduta é investigado garantindo amplo direito de defesa, com punições, quando é comprovada irregularidade”, concluiu Maurício Lima.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Veja Tambem

Vereador Carlos Muniz decide deixar o Podemos

O vereador Carlos Muniz (Podemos) confirmou que vai mesmo deixar o Podemos. “Não vou continuar. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.