Home / Destaques / Prefeituras-Bairro recebem ações preventivas do câncer de mama

Prefeituras-Bairro recebem ações preventivas do câncer de mama

Crédito: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

Até o próximo dia 10, uma unidade móvel do Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) realizará mamografias gratuitas para mulheres, no estacionamento da Prefeitura-Bairro Itapuã, localizada na Av. Dorival Caymmi. Denominada de Vida + Rosa, a ação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Serão feitas mamografias para mulheres a partir dos 35 anos, e o atendimento ocorrerá por ordem de chegada. As interessadas deverão levar RG, CPF e comprovante de endereço.

Outra unidade administrativa que sediará ações de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama é a Prefeitura-Bairro Cajazeiras, situada na Estrada da Paciência. Nesta terça (3), de 14h30 às 16h, o espaço contará com teste rápido de HIV, hepatite B e C e sífilis, além de marcação de preventivo e solicitação de mamografia. No local, serão oferecidos também tratamento estético e distribuídos kits de escovação para as crianças. A ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de parceria do Hospital Prohope e Mary Kay.

Câncer – O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo, e no Brasil é o segundo mais frequente, depois do de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

Conforme o Inca, as mulheres podem reduzir em até 28% o risco de desenvolver câncer de mama, ao adquirir hábito de alimentação saudável e prática de atividade física. Controlar o peso corporal, evitar a obesidade e o consumo de bebidas alcoólicas são outras recomendações básicas para prevenir a doença.

Fonte: Secom/PMS

 


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


Sobre Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia

Veja Tambem

Felipe Lucas defende proposta de indicação sobre uso de propaganda em uniformes dos alunos da rede municipal de ensino de Salvador

Alunos da rede municipal de ensino de Salvador podem passar a estampar logomarcas de empresas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.