Home / Destaques / Rogéria Santos realiza encontro de valorização da beleza negra em Salvador

Rogéria Santos realiza encontro de valorização da beleza negra em Salvador

Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

No mês em que é celebrado o dia internacional da mulher negra latino caribenha, a vereadora Rogéria Santos (PRB) realizou o “2 Encontro de Valorização da Beleza Negra”, na última sexta-feira (28). O evento teve como objetivo ascender o empoderamento que cada pessoa possui em sua essência. O encontro aconteceu no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, com dois momentos dedicados ao público presente. A feira dispôs de serviços gratuitos como oficina de turbantes, penteados para cabelos cacheados e afro, corte de cabelo, maquiagem e outros.

A cerimônia do 2 Encontro de Valorização da Beleza Negra, contou com a presença de autoridades, ganhadores do Concurso Pérola Negras, empresários do ramo e representações da causa, além de um desfile étnico afro. Dentre os presentes, o deputado federal Márcio Marinho (PRB), que enalteceu a importância do negro buscar o seu espaço, valorizando a essência que cada um possui. “Esse é um evento em que pode ser visto em cada pessoa o brilho da alegria, próprio de nós negro. Essa alegria começa após a resistência de possuir a sua identidade e conquistar o seu espaço”, salientou o deputado.

A idealizadora do evento, que defende a valorização da essência e identidade dos negros, luta pela causa desde o período de viveu no continente africano, exercendo obras missionárias e humanitárias durante 14 anos. A experiência, segundo ela, fortaleceu a sua propriedade para discutir a temática. “Vivi 14 anos em solo africano e vi países liderados não só por negros, mas também por negras, que ocupavam diversos cargos, e isso nos leva a crer que podemos tudo, somos livres para ser quem desejarmos. O verdadeiro empoderamento começa dentro de cada pessoa”, discursou Rogéria.

Na cerimônia, a legisladora afirmou a sua legitimidade em amar e conhecer os negros com a presença do seu esposo, Sérgio Simplício. “Ele me dá total propriedade para falar dos negros todos os dias”, afirmou a edil ao lado do marido.
Também presente, a jornalista e apresentadora do programa Empoderadas, Aline Ramos, expressou a necessidade das mulheres se unirem em um único objetivo. “É lógico que a mulher negra está na base da pirâmide social, mas não podemos nos dividir. Brancas, negras, de cabelo crespo ou liso, mulheres, vamos nos unir porque nos momentos difíceis temos que contar umas com as outras. Como mulher negra me sinto representada por Rogéria na Câmara Municipal de Salvador”, afirmou.

Vereadores da Casa também fizeram presença no Encontro de Valorização da Beleza Negra. Foram eles, Aladilce Souza (PC do B) e Hilton Coelho (PSOL). “Toda beleza presente aqui não significa uma mera expressão de alegria, existe uma angústia que precisa ser revelada a sociedade, os tantos homens aqui presentes vão perceber e reconhecer o poder aglutinador que as mulheres negras possuem e vão se entregar em prol da causa de transformação que precisa acontecer na sociedade”, afirmou o vereador Hilton.

Já a legisladora Aladilce, que está em seu quarto mandato na Câmara de Vereadores, explanou a importância de estabelecer agenda de atividades para o enfrentamento das situações do racismo no dia a dia. “Vejo o quanto somos poucas, em números de mulheres, aqui na Câmara. Nesta legislatura chegou Rogéria, com uma força nova e um mandato de qualidade, com atividades significativas. Em uma cidade majoritariamente negra como Salvador, o racismo ainda é muito grande e isso é motivo de reflexão e de muita agenda de luta para enfrentar as situações do dia a dia”, afirmou a edil.

A juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT) e membro da Comissão dos Magistrados do Trabalho, Gerúzia Amorim, salientou o valor de cada ser humano, independentemente da cor de pele. “Parabenizo Rogéria por ter se destacado com atividades e ações na Câmara, e principalmente pelo fato de ser uma mulher branca, não de raça, mas de cor, porque a única raça existente é a humana, a se envolver com essa consciência e fazer um evento dessa natureza e magnitude, me sinto ainda mais honrada”, exaltou Gerúzia.

O 2 Encontro de Valorização da Beleza Negra trouxe ao Centro de Cultura da Câmara de Salvador a diversidade cultural e respeito ao próximo, por meio de apresentações culturais. Estiveram no evento o núcleo de extensão da FUNCEB, com o espetáculo “Respeita as Mina”, o grupo “Star in Action” com uma apresentação de Afropop, além da declamação de um poema da Victoria Santa Cruz, por Camila Alves e Tiago Santos e do canto da moçambicana Ofélia Madeira. A segunda edição do encontro trouxe à Casa uma enquete para escolher do negro e da negra mais bela, sendo eleitos o Josimar Anunciação e Maria de Fátima Santos. “Ouvimos neste evento várias falas e contemplamos apresentações culturais que trouxeram a diversidade e o respeito a cada indivíduo. Um dos objetivos de momentos como este é mostrar que somos únicos e especiais, não importa o que dizem e o que pensem”, finalizou Rogéria Santos.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Veja Tambem

Felipe Lucas defende proposta de indicação sobre uso de propaganda em uniformes dos alunos da rede municipal de ensino de Salvador

Alunos da rede municipal de ensino de Salvador podem passar a estampar logomarcas de empresas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.