Home / Destaques / Vereadores ouvem reivindicações e demandas de moradores da Cidade Baixa na segunda edição do Câmara Itinerante

Vereadores ouvem reivindicações e demandas de moradores da Cidade Baixa na segunda edição do Câmara Itinerante

Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

A Câmara Municipal de Salvador realizou na tarde desta segunda-feira (5), data que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, a segunda edição deste ano do programa “Câmara Itinerante”. A sessão ocorreu no auditório da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp), no bairro da Boa Viagem, onde os vereadores ouviram e conheceram as demandas, reivindicações e necesssidades dos moradores da região da Cidade Baixa para buscarem possíveis soluções nas localidades em áreas como saúde, educação, iluminação, saneamento básico, segurança pública e preservação do patrimônio histórico da Península Itapagipana. Uma parte dos legisladores esteve presente na sessão conduzida pelo presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM) e pela coordenadora da iniciativa, vereadora Aladilce Souza  (PCdoB).

Desta forma, o Poder Legislativo se aproxima ainda mais da sociedade, levando parte de sua estrutura para perto da população.

Um dos objetivos do programa “Câmara Itinerante” é promover justamente a integração do Legislativo com a comunidade, para que trabalhem juntos por uma Salvador melhor, fazendo a discussão dos problemas da cidade. As propostas serão encaminhadas à prefeitura e demais órgãos competentes.

A iniciativa reeditada pela Câmara na atual legislatura faz com que a população tenha contato direto com os vereadores de Salvador. Chamada de Câmara Itinerante, a novidade tem como principal objetivo percorrer e mapear os principais problemas nos bairros de Salvador e ouvir a população, que irá apontar os problemas existentes em suas comunidades. Os 43 vereadores foram convidados para visitar os bairros e aqueles que tiveram compromissos enviaram assessores. “Nesta segunda edição do Câmara Itinerante, ampliamos a Tribuna Popular para que dez cidadãos pudessem falar. O nosso objetivo é aproximar o Legislativo do povo, trazer luz sobre os principais temas da nossa cidade para que o Poder Executivo possa fazer a sua parte. Foi para isso que retomamos esse projeto”, afirma o presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM).

Já a coordenadora do legislativo itinerante, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) garantiu aos populares da Cidade Baixa que todas as demandas apontadas serão encaminhadas. “Vamos transformar as reivindicações em projetos, audiências públicas e cobrar do Executivo essas demandas”, garante.

Após a apresentação do Hino Nacional Brasileiro pelo coral da Câmara Municipal, o presidente Leo Prates explicou a todos os presentes a dinâmica da sessão, que alternou as falas dos moradores inscritos, com a dos vereadores. As falas dos representantes da região foram divididas em dois blocos, cada um com cinco inscritos. Após tomar conhecimento das instruções, alguns moradores se inscreveram para fazer uso da palavra. Além dos dez moradores que discursaram, os populares da Cidade Baixa tiveram, ainda a oportunidade de encaminhar à Mesa pedidos, propostas e sugestões. As demandas dos moradores farão parte de um relatório para ser encaminhado aos órgãos competentes.

Alguns moradores relataram aos vereadores as principais queixas e solicitações de populares das localidades, a exemplo de alagamentos, entre outros serviços públicos prestados nos bairros.

Um dos líderes comunitários aproveitou a ocasião para discutir, entre outros temas, a dificuldade na região durante o período chuvoso. Conforme relatou, as fortes chuvas que assolam a cidade alagam ruas e os moradores vêm sofrendo com transtornos e prejuízos. Em diversos pontos, vias invadidas pela água ficam submersas nos pontos mais críticos. A grande causa da angústia por parte de moradores é saber que, com uma nova chuva, o problema volta a se repetir.

Ao término da sessão, o presidente agradeceu a grande presença popular que acompanhou os trabalhos do início ao fim e declarou que as reivindicações serão encaminhadas ao Poder Executivo e órgãos competentes, chamando atenção para necessidade de providências imediatas.

A Prefeitura-Bairro onde houve a sessão legislativa compreende os bairros de Boa Viagem, Bonfim, Calçada, Caminho de Areia, Lobato, Mangueira, Mares, Massaranduba, Monte Serrat, Ribeira, Roma, Santa Luzia, Uruguai e Vila Ruy Barbosa/Jardim Cruzeiro.

Meio Ambiente e homenagens marcam segunda edição do Legislativo Itinerante

Na data em que marca a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho, a Câmara prestou homenagem ao tenente-coronel da Polícia Militar, Nilton Cézar Machado Espíndola, e a Rede Bahia de Televisão, representada pelo superintendente executivo João Gomes, com a entrega da Medalha de Mérito Ambiental Mário Leal Ferreira pela atuação em defesa do meio ambiente.

Em sua fala na tribuna do Legislativo Itinerante, o tenente-coronel Nilton Machado, agradeceu pela honraria e conclamou pela participação de mais pessoas para entrar na batalha contra a devastação e destruição e a favor da preservação do meio ambiente.

“Agradeço pela comenda e quero arregimentar mais pessoas para essa batalha tão dura. Muitas pessoas para terem lucro só pensam em devastar e destruir o meio ambiente. Isso tem sido uma constante e uma crescente. O pior crime contra a vida é crime contra o meio ambiente. A educação e conscientização ambiental fará com que as futuras gerações não sejam comprometidas. Nós temos que querer a mudança a partir de nós mesmos e não do outro”, deseja Machado.

Rafael Santana


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


Sobre Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia

Veja Tambem

Igor Kannário defende projeto que propõe normatizar horário de entrega de produto

Ao constatar que o consumidor fica refém do prestador de serviço quando realiza uma compra, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.