Home / Destaques / ACM Neto entrega nova Creche e Pré-Escola em Canabrava: “é uma nova escola por semana”

ACM Neto entrega nova Creche e Pré-Escola em Canabrava: “é uma nova escola por semana”

Preocupados constantemente com a qualidade da educação pública básica e fundamental em Salvador, o prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Educação (Smed), Bruno Barral, inauguraram nesta sexta-feira (23) a Creche e Pré-Escola Primeiro Passo em Canabrava, localizada na Rua das Mangueiras, s/n, próximo ao Condomínio Mata Atlântica II.

A nova creche e pré-escola que recebeu investimento de R$ 2,6 milhões ocupa uma área de cerca de 826 metros quadrados. Após pedidos da comunidade local, a unidade de ensino possui dez salas de aula e tem capacidade para 250 alunos. Além das dez salas de aula, a equipamento conta com dois pavimentos dotados de cozinha, área de serviço, dispensa, lavanderia, sala de freezer, depósito, secretaria, diretoria, sanitários (inclusive adaptados para pessoas com deficiência), casa de lixo, casa de gás, pátio coberto, solário e playground. “A gente inaugura essa unidade exatamente para atender as crianças, sobretudo, dando condição aos seus pais de terem a certeza que os filhos, desde as primeiras séries, vão ter a assistência da educação. Essa é a maior garantia de que depois vão poder desenvolver o seu aprendizado com muita qualidade”, disse o prefeito.

Investimento na educação / De 2013 até dezembro de 2017, a Prefeitura já executou obras de construção, reconstrução e reforma em 223 unidades escolares da cidade – o que ultrapassa 50% do total da rede. Desde novembro de 2017, a administração municipal inaugura um equipamento por semana, iniciativa histórica para a educação pública. Até março, outras unidades serão entregues em bairros como Nordeste de Amaralina, Jardim das Margaridas, Periperi e nas ilhas Bom Jesus dos Passos e de Maré. “É uma nova escola por semana e nós temos ainda cinco novas unidades para entregar nessas próximas semanas, fora outras obras que vão começar esse ano. Mais da metade da nossa rede escolar já foi reconstruida ou reformada, além das novas unidades que nós estamos entregando. Tudo isso repercute na qualidade do ensino”, destaca.

O prefeito lembra também que não basta apenas construir e inaugurar, mas é preciso garantir o funcionamento das unidades. “Cada nova unidade tem equipes completas de professores, de agentes da educação, de merendeiros, porteiros enfim. É toda uma engrenagem que tem que funcionar para a manutenção da rede física. Todo esse trabalho começou muito bem no ano de 2018, se somando a entrega de unidades com 120 mil alunos e dois kits de farda e kits escolares completos, melhorando a qualidade na merenda. É toda uma preocupação para que, de fato, a educação tenha a melhor qualidade possível em nossa capital”, defende.

Os investimentos e avanços no setor tornaram Salvador a capital que mais cresceu na educação básica ao subir 9 posições no ranking nacional. “Salvador foi a capital que mais cresceu no último IDEB e a gente espera que a avaliação que vai ser publicada este ano confirme a tendência de crescimento da qualidade da educação em nossa capital”, aponta Neto.

Em relação ao processo de matricula de crianças e alunos nas unidades escolares, o prefeito lembra que existe um limite de vagas, mas garante que todo o entorno de Canabrava vai ser contemplado na Creche e Pré-Escola. “As crianças até 3 anos de idade vão estudar em tempo integral. As mães vão deixar as crianças na escola no começo do dia, elas vão ter cinco refeições e os pais só vão ter que buscar no fim do dia. Isso é fundamental pra garantir que os pais possam trabalhar ao longo do dia e ter a certeza que seus filhos vão está bem cuidados dentro das unidades escolares”, garante o prefeito.

Mathias Jaimes e Rafael Santana


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia

Check Also

Entidades discutem execução e estratégias do programa Família Acolhedora

A operacionalização e estratégias do serviço Família Acolhedora foram discutidas e alinhadas na manhã terça-feira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

google.com, pub-6410565665465772, DIRECT, f08c47fec0942fa0