Home / Destaques / ACM Neto exige de Célia Sacramento provas sobre acusações de superfaturamento

ACM Neto exige de Célia Sacramento provas sobre acusações de superfaturamento

06_01_14_Pref ACM Neto_Lei Cultura_foto Valter Pontes

O prefeito ACM Neto (DEM) foi direto e incisivo ao afirmar que vai processar a vice-prefeita e candidata Célia Sacramento (PPL) para que a postulante ao executivo municipal prove as acusações de que teria superfaturado obras de requalificação da Barra e do Rio Vermelho, além da ciclovia do subúrbio, em entrevista publicada na edição deste domingo, 21, em A TARDE. Neto considerou as acusações “levianas, desonestas e eleitoreiras” .

“Incoerente”. Foi como Neto se referiu a Célia quando vice-prefeita elogiava sempre o prefeito e sua gestão e, segundo o candidato democrata, “agora sai mentindo porque não foi escolhida vice”.

Em entrevista ao Jornal A TARDE neste último domingo (21), Neto respondeu: “Fiquei surpreso com a entrevista da candidata Célia Sacramento e, devido às insinuações gravíssimas de superfaturamento de obras, só me resta um caminho para preservar a minha honra  e a lisura da minha administração, cuja marca é a austeridade e o cuidado com o bem público: eu vou processá-la para que ela prove as acusações levianas, desonestas e eleitoreiras que está fazendo”, afirmou o prefeito, em resposta enviada neste domingo para A TARDE.

A vice-prefeita disse em entrevista ao mesmo jornal que as obras foram superfaturadas: “Tivemos uma série de obras que foram feitas na prefeitura com custo muito maior do que deveria”. Ela confirma, ao ser perguntada, que se refere às obras de requalificação da Barra, Rio Vermelho e acrescenta a ciclovia do subúrbio”.

Ela completou ainda ao dizer que em outro trecho que, com 35% do que foi gasto na Barra, faria a cobertura do Canal do Camurugipe e a encosta no Barro Branco – este, local onde morreram 22 pessoas em razão de deslizamento de terra causado pela chuva.

Diante das acusações, Neto considera-se traído e comparou Célia ao “escorpião de conhecida fábula, que pica e envenena até os que lhe ajudam – na história, o cágado dá “carona” ao artrópode para que atravesse o rio e é retribuído com uma ferroada”.

O prefeito de Salvador e candidato à reeleição disse que a traição de Célia foi compartilhada pelo próprio PV, partido que a indicou para vice em 2012: “Pois bem, Célia brigou com o partido. Segundo palavras da direção do PV, ela foi prepotente e arrogante e decidiu ir para um legenda menor”, diz o prefeito, acrescentando que a alertou sobre a saída do PV, que seria um complicador. “Então, ela falta com a verdade quando omite isso”, conta.

O prefeito saiu em defesa da sua gestão ao defender que a requalificação da orla é reivindicação antiga da população e não privilegiou só áreas nobres, citando o subúrbio ferroviário, Ribeira, Boca do Rio, Piatã, Itapuã e Jardim de Alah. “Será que ela esqueceu que construímos 31 contenções de encostas em nossa gestão, e entre elas está a de Barro Branco, a ser entregue em outubro deste ano? Tudo com recursos próprios”.

Foto: Valter Pontes/Agecom

RESPOSTA DE NETO ÀS DECLARAÇÕES DE CÉLIA SACRAMENTO:

“Fiquei surpreso com a entrevista da candidata Célia Sacramento e, devido às insinuações gravíssimas de superfaturamento de obras, só me resta um caminho para preservar a minha honra  e a lisura da minha administração, cuja marca é a austeridade e o cuidado com o bem público: eu vou processá-la para que ela prove as acusações levianas, desonestas e eleitoreiras que está fazendo.

Hoje  quem se sente traído sou eu. Lembro da fabula do escorpião, que tem por natureza picar e envenenar qualquer um, mesmo aqueles que sempre lhe ajudaram. E quem diz isso não sou eu, mas o próprio PV, partido que a indicou para ser vice e tinha grandes chances de ocupar esse cargo novamente.

Pois bem, Célia brigou com o partido. Segundo palavras da direção do PV, ela foi prepotente e arrogante, e decidiu ir para um legenda menor. O meu vice foi escolhido num consenso dos partidos que me apoiam. E eu sempre disse a ela que a saída do PV era um complicador. Então, ela falta com a verdade quando omite isso.

O diálogo com Célia sempre esteve aberto. Pode-se constatar em qualquer vídeo das inaugurações que fizemos ou assinatura de ordem de serviço, que ela está em todas elogiando a gestão. Só estava ausente quando viajava. Ela é incoerente. Sempre elogiou a mim e a gestão da qual faz parte e agora sai mentindo porque não foi escolhida vice.

Minha gestão tem a marca social de ajudar os mais pobres. Investimos 76,5% do nosso orçamento nas áreas mais carentes e ela sabe disso. Tudo que ela reivindicou em obras e onde indicou foi atendido. O reconhecimento da população beneficiada se reflete nas pesquisas internas que indicam que onde eu tenho mais votos é justamente nas áreas atingidas pelas chuvas, por causa do trabalho que fizemos lá pelos que mais precisam. Essa entrevista de Célia tem a marca da ingratidão, da traição e da mentira.

A requalificação da orla de Salvador é uma reivindicação antiga da população e não privilegiou áreas nobres, como Barra e Rio Vermelho. Foram contemplados também o Subúrbio Ferroviário, em Tubarão e São Tomé de Paripe, a Ribeira, Boca do Rio, Piatã, Itapuã e Jardim de Alah. Será que ela esqueceu também que construímos 31 contenções de encostas em nossa gestão e, entre elas, está a de Barro Branco, a ser entregue em outubro deste ano? Tudo isso com recursos próprios.

Ao contrário do que Célia insinua a minha evolução patrimonial se deve a ações de empresas de minha família das quais tenho participação societária e do recebimento de dividendos dessas mesmas empresas, além de rendimentos decorrentes de aplicações financeiras de minha titularidade ao longo dos últimos quatro anos. Essa calúnia dita por ela também é passível de ação na Justiça e a processarei por isso”.

ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador, candidato à reeleição

 


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Check Also

Prates expressa gratidão e apresenta resultados de gestão ao completar um ano à frente da SMS

O secretário municipal da Saúde de Salvador, Leo Prates, completa um ano à frente da ...

4 comments

  1. Com a palavra a SINDEC. A acusação é séria e precisa ser comprovada. Até porque, sendo ela honesta, por que só agora vem a público denunciar, se teve 4 anos pra fazer isso? ou por que não se exonerou, se a sua conduta reprovava o que ela denuncia??

  2. Sempre admirei a generosidade de ACM a dar créditos a Sacramento em tudo que realizava. Infelizmente ela usou ele para se aparecer e agora querendo dar o troco. Ninguém conhecia ela antes agora ficará bem conhecida mas como uma ingrata.

  3. Pra acusar tem que provar, a pior coisa na vida de uma pessoa e a ingratidão, mas em ano de eleição tudo vale.

  4. Acm Neto é um excelente prefeito! Teve a quem puxar pois, ACM, Foi o maior politico entre todos do Brasil. ACM, lutou muito pela Bahia. Fez tudo por esta terra, e deixou o Neto, para continuar a sua obra. Sinceramente, ele deve mesmo processá-la, pois, quem fala o que quer, ouve e recebe as conseqüências dos seus atos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.