Home / Destaques / ACM Neto: ‘Salvador se insere como uma cidade palco de grandes eventos esportivos no cenário nacional e internacional’

ACM Neto: ‘Salvador se insere como uma cidade palco de grandes eventos esportivos no cenário nacional e internacional’

Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

O prefeito ACM Neto lançou na manhã desta sexta-feira (21), da Maratona Oficial Cidade de Salvador, em coletiva de imprensa realizada no UCI Orient Shopping Barra, sala 5.

A Maratona Cidade de Salvador é o mais novo produto da capital baiana, que a Prefeitura espera introduzir para fortalecer a plataforma de eventos da cidade como estratégia de desenvolvimento econômico.

A expectativa é inserir a cidade no circuito nacional de competições de rua. O evento vai ocorrer pele primeira vez no dia 22 de outubro (domingo). Para a primeira edição do projeto, a Prefeitura tem como expectativa reunir cerca de 4 mil corredores.

Os primeiros colocados de cada competição vão ganhar troféus que homenageiam um dos maiores entusiastas e praticantes de corridas de rua da Bahia e do Brasil, Ayrton Ferreira dos Santos. A maratona é uma realização da Prefeitura por meio da Saltur (Empresa Salvador Turismo), Secretaria Municipal doTrabalho Esporte e Lazer (Semtel) e Federação Baiana de Atletismo (FBA).

ACM Neto disse que o aperfeiçoamento que está sendo feito no calendário de eventos em Salvador é para tornar a cidade palco de grande acontecimentos esportivos, pela diversificação necessária para atração de turistas na cidade, além de estimular e incentivar a prática do esporte. “A Saltur e a Secretaria de Esportes trouxeram a ideia de fazer uma maratona que nós sabemos que vai ter um grande apelo nacional, mas o nosso desejo é que com o passar do tempo, elas se torne um evento internacional, que ela entre no calendário das principais maratonas do mundo. E não é sonhar muito alto. A nossa ideia é que a maratona de Salvador possa ganhar corpo, repercutir inicialmente no país e, no segundo momento, tenha a capacidade de ser um evento internacional, que esteja incluído exatamente no calendário internacional dos grandes eventos esportivos do mundo”, disse Neto, que destacou outras conquistas como incentivo ao esporte na cidade. “De um lado, a gente está incentivando a prática do esporte, que tem sido uma política pública prioritária da prefeitura através da construção e recuperação de quadras e campos, agoa ganhando robustez  com o incentivo aos esporte de alto rendimento e Salvador vai receber a sua pista oficial de atletismo e a sua piscina olímpica. Nós estamos construindo ginásios de esportes em áreas populares da cidade, ampliando as opções de práticas esportivas em vários espaços públicos de Salvador. É um conceito novo, trabalhando a saúde pública sob um novo olhar de estímulo a uma vida mais saudável e o melhor caminho para isso é estimular o esporte”, destaca o prefeito.

“Todos nós somos um pouquinho corredores. Eu, particularmente, também sou. Vou disputar a maratona. Hoje, eu estaria correndo 10, mas quero ver se até lá em corro 21. A gente está desenvolvendo esse evento que vai ter caráter inicialmente nacional. Depois, a ideia é fazer um evento de caráter internacional. De um lado, estimulando a prática esportiva saúdavel, mas do outro também, realizando um evento com a capacidade de atrair turistas. A gente quer que pessoas do Brasil inteiro possam participar dessa primeira maratona da cidade do Salvador. Vamos fazer uma coisa muito bacana, organizada, festiva como Salvador sabe fazer, tendo como palco principal o Farol da Barra como ponto de partida e de chegada dessa maratona. Aproveito para a partir de agora convidar a todas as pessoas, aquelas que já praticam e as que pretendem praticar, começem a treinar porque a gente vai fazer, se Deus quiser, uma das maiores corridas do Brasil”, anuncia Neto.

O gestor diz que as cidades que posuem um calendário esportivo têm alta capacidade de atração de turistas. “A gente quer agora desenvolver esse novo viés em Salvador. Salvador, que já está consolidada pelo seu Carnaval e Reveillon e pelos seus eventos musicais, agora se insere de uma vez por todas como uma cidade palco de grandes eventos esportivos do Brasil e a gente já chega forte e grande para competir com os principais destinos do país e a ideia é exatamente atrair uma quantidade grande de turistas nesse período que vão não só praticar a Maratona, mas vão vir antes com suas famílias para passar dias na cidade, e a ideia é essa, movimentando o setor de turismo e serviços em Salvador”, disse.

Em relação ao calendário de eventos em Salvador e os investimentos em equipamentos esportivos na cidade, o secretário de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior, aponta que Salvador tem em médias entre 20 à 25 corridas oficiais no calendário da prefeitura e destaca que o compromisso desde 2013 ainda na primeira gestão do prefeito ACM Neto em estabelecer a ocupação dos espaços públicos através do esporte e lazer através de recursos próprios e convenios com o governo federal. “Estamos entregando a cidade alguns equipamentos esportivos, dentre eles, a piscina olímpica a ser instalada na praça Wilson Lins, antigo Clube Português. Nós vamos ter a pista de atletismo, a maior do norte-nordeste na região de Canabrava, bem próximo a Praça da Juventude, que no prazo máximo de 30 dias, o prefeito vai entregar a cidade. Será também entregue dois CIEs, uma em São Marcos, um em Itapuã, que são ginásios mutiusos e poliesportivos para atividade olímpicas, não-olímpícas e paraolímpicas, a continuidade da reforma de quadras e campos em nossa cidade e esse grande evento a ser realizado  no dia 22 de outubro que é a primeira Maratona Oficial em nossa cidade que, com certeza, vamos lutar para que possa fazer parte do calendário nacional e internacional de atividades. É também o estímulo à prática das corridas de rua”, disse o secretário. “Nós gestores e secretários vamos ter que correr também essa maratona”, brinca Geraldo Júnior.

Em relação ao fim do Clube Balbininho pelo governo do Estado e a mudança do Vitória para Aracajú por motivo de não ter ginásio em Salvador, o secretário disse que é um assunto que vem sendo debatido pelo prefeito ACM Neto. “Nós estamos buscando esse recursos do tesouro nacional e do município através de um convênio para fazer os esforços de ter a nossa Arena através de um ginásio com práticas de atividades de multiuso olímpicas, não-olímpicas e paraolímpicas”, disse o titular da Semtel.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, apresentou a marca desenvolvida para a Maratona Oficial Cidade de Salvador com a imagem do Elevador Lacerda, um dos principais cartões postais que representam a cara da cidade, que, conforme ele, se consolidar como um destino turístico relacionado ao esporte. “A partir dos últimos anos, a cidade vem se desenvolvendo com a requalificação feita em toda a cidade. Com toda a estrutura e os avanços na cidade do Salvador, hoje a gente tem a convicção que a cidade hoje comporta uma competição como essa. Todo esforço tem sido feito na parte de infraestrutura, mas também a ocupação dos espaços públicos. A ideia é de consolidar a cidade do Salvador como um destino turístico no que diz respeito ao esporte”. destaca Isaac.

O titular da Saltur anunciou que em breve serão abertas as inscrições para a Maratona Oficial Cidade de Salvador.

Mathias Jaimes e Rafael Santana

 


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Check Also

MBL seria alvo do buscas em processo que prende suspeitos de lavar R$ 400 milhões; Polícia prende Luciano Ayan

Foram presos na manhã desta sexta-feira (10) Alessander Ferreira e Carlos Afonso, o “Luciano Ayan”. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.