Home / Destaques / Alunos do IngreSSAr revelam ansiedade na reta final para Enem 2018

Alunos do IngreSSAr revelam ansiedade na reta final para Enem 2018

Desde julho último, cerca de 300 estudantes em Salvador participam gratuitamente de aulas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), através do IngreSSAr. O projeto, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), é voltado para estudantes de baixa renda. Na reta final de estudos, os alunos revelam ansiedade para as provas, que acontecem nos próximos dias 4 e 11. As áreas de conhecimento de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, exigidas no Enem, são trabalhadas durante as cinco horas de aula diária. Os alunos ainda podem aderir a uma carga horária opcional de monitoria. Na instituição Pré-Enem, uma das conveniadas pela Prefeitura para o IngreSSAr, a estudante Iasmin Araújo, de 24 anos, revela a ansiedade com a prova e a possibilidade de concretização dos próprios sonhos. “Minhas expectativas são as melhores. Apesar de ansiosa, estou muito confiante, pois os professores conseguiram dar bastante assunto e fizeram com que nos sentíssemos preparados para essa prova. Tenho certeza que conseguirei alcançar meus objetivos acadêmicos e profissionais”, conta a candidata a uma vaga no curso de Pedagogia.

O colega Francisco Manaia, de 22 anos, conta que, durante as provas, usará uma técnica aprendida durante o curso: o de olhar primeiro o comando da questão, em seguida ir para os textos e, aí sim, responder as questões. “Para mim, que fiquei tanto tempo sem estudar, esse curso tem sido muito importante. É uma verdadeira revisão de tudo que eu vi na escola. Eu estou gostando muito”, afirma o estudante, que concluiu o Ensino Médio há quatro anos e pretende ingressar no curso de Administração. “O programa tem sido fundamental no resgate da autoestima e na motivação pessoal e profissional dos alunos que, através das aulas, conseguem vislumbrar as portas do conhecimento e do futuro. É com muito orgulho que a SPMJ compartilha essa conquista com a certeza que, em breve, se tornarão grandes profissionais”, declara a diretora de Infância e Juventude da SPMJ, Gabriela Macedo.

Nesta quinta-feira (1º), será promovido um “aulão” de revisão no Subúrbio 360, localizado no bairro de Coutos. Estarão presentes todos os alunos contemplados junto aos cursinhos credenciados para que possam fazer bonito no dia da prova.

Projeto – O IngreSSAr promove o acesso gratuito de alunos de baixa renda, e que concluíram o Ensino Médio, a cursos preparatórios para o Enem conveniados – atualmente são o Pré-Enem e Os Aprovados, ambos localizados na Avenida ACM. Por meio do programa, os estudantes contam com uma preparação que custa, em média, R$ 3 mil para os demais alunos. Para ter acesso ao curso preparatório por meio da ação da Prefeitura os alunos cumpriram alguns critérios, como ser egresso de escola pública ou ter tido bolsa integral em escola da rede particular, ser integrante de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e morar em Salvador. A SPMJ destinou 5% do total de vagas ofertadas para pessoas com deficiência, 30% para negros e 5% para jovens da Fundação Cidade-Mãe (FCM).


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Gamil Föppel silencia Fabrício em debate que abordou questões básicas da advocacia

Em um dos momentos mais calorosos do debate realizado hoje à tarde na Rádio Metrópole ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.