Principal / Destaques / Ativista social é vítima de crime de racismo em Abrantes; Sílvio Humberto reage indignado

Ativista social é vítima de crime de racismo em Abrantes; Sílvio Humberto reage indignado

Uma das principais lideranças baianas na luta contra o racismo, o vereador Sílvio Humberto (PSB) reagiu com indignação diante de mais um crime do gênero, contra o ativista social Marcos Anunciação, atual presidente da Associação Cultural e Inclusão Social de Abrantes (Acis). A agressão ocorreu no dia 22 de setembro, no distrito de Camaçari, e foi registrada na 26ª Delegacia de Polícia.

Procurado pela vítima para denunciar a ocorrência, o vereador protestou: “Não há um momento de descanso para nós. O racismo, definitivamente, não tira férias. Seja no trabalho, no cotidiano, ou até mesmo nas nossas celebrações, somos atacados pela perversidade do racismo”. Sílvio também colocou a estrutura do seu mandato à disposição do agredido. “Essa é a nossa luta. Somos procurados diariamente e enfrentamos casos como este a todo momento”, lamentou.

Inafiançável – Marcos relatou que estava trabalhando na organização de um evento cultural, quando foi abordado e agredido verbalmente por um homem, conhecido na região pelo apelido de “Defendente”. Segundo a vítima, o homem o ofendeu, sem que tivesse dado nenhum motivo, com palavras e xingamentos com denotações racistas. “Continuamos com a nossa atividade, porque entendemos que não deveríamos parar, nem reagir. Mas, depois, por orientação do advogado da nossa Associação, decidimos registrar a queixa”, explicou o agredido.

Segundo ele, a motivação para procurar a delegacia foi a busca por Justiça e a necessidade de reafirmar a luta da população negra contra o racismo e a discriminação racial. “Não podemos simplesmente nos calar diante de casos como este. Precisamos fazer valer o que está escrito na Lei. A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão”, disse citando trecho do artigo 5º da Constituição Federal.

A manifestação cultural coordenada por Marcos, denominada “Seresta da Fonte”, é uma espécie de ensaio para a festa da Lavagem da Fonte das Lavadeiras, realizada todos os anos pela Associação Cultural e Inclusão Social de Abrantes, sempre no mês de dezembro, em parceria com a Paróquia do Divino Espírito Santo.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

TV. Briga em São Caetano por uma escadaria; preposto de Kiki Bispo bate boca com Samuel Nonato

Em vídeo que circula em redes sociais, um preposto do vereador Kiki Bispo bateu boca ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *