Principal / Destaques / Ativista social é vítima de crime de racismo em Abrantes; Sílvio Humberto reage indignado

Ativista social é vítima de crime de racismo em Abrantes; Sílvio Humberto reage indignado

Uma das principais lideranças baianas na luta contra o racismo, o vereador Sílvio Humberto (PSB) reagiu com indignação diante de mais um crime do gênero, contra o ativista social Marcos Anunciação, atual presidente da Associação Cultural e Inclusão Social de Abrantes (Acis). A agressão ocorreu no dia 22 de setembro, no distrito de Camaçari, e foi registrada na 26ª Delegacia de Polícia.

Procurado pela vítima para denunciar a ocorrência, o vereador protestou: “Não há um momento de descanso para nós. O racismo, definitivamente, não tira férias. Seja no trabalho, no cotidiano, ou até mesmo nas nossas celebrações, somos atacados pela perversidade do racismo”. Sílvio também colocou a estrutura do seu mandato à disposição do agredido. “Essa é a nossa luta. Somos procurados diariamente e enfrentamos casos como este a todo momento”, lamentou.

Inafiançável – Marcos relatou que estava trabalhando na organização de um evento cultural, quando foi abordado e agredido verbalmente por um homem, conhecido na região pelo apelido de “Defendente”. Segundo a vítima, o homem o ofendeu, sem que tivesse dado nenhum motivo, com palavras e xingamentos com denotações racistas. “Continuamos com a nossa atividade, porque entendemos que não deveríamos parar, nem reagir. Mas, depois, por orientação do advogado da nossa Associação, decidimos registrar a queixa”, explicou o agredido.

Segundo ele, a motivação para procurar a delegacia foi a busca por Justiça e a necessidade de reafirmar a luta da população negra contra o racismo e a discriminação racial. “Não podemos simplesmente nos calar diante de casos como este. Precisamos fazer valer o que está escrito na Lei. A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão”, disse citando trecho do artigo 5º da Constituição Federal.

A manifestação cultural coordenada por Marcos, denominada “Seresta da Fonte”, é uma espécie de ensaio para a festa da Lavagem da Fonte das Lavadeiras, realizada todos os anos pela Associação Cultural e Inclusão Social de Abrantes, sempre no mês de dezembro, em parceria com a Paróquia do Divino Espírito Santo.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Abraço Imaginário fecha com PT depois de “encontros secretos com Rui Costa”, indica site

Depois do rotundo fracasso em Salvador e Feira de Santana, a “federal de Bolsonaro” Dayane ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *