Home / Destaques / “Atual gestão da OAB está deixando os cidadãos desamparados na Bahia”, diz Föppel

“Atual gestão da OAB está deixando os cidadãos desamparados na Bahia”, diz Föppel

Em entrevista concedida hoje à tarde à Rádio Metrópole, o advogado criminalista e candidato à Presidência da OAB Gamil Föppel demonstrou que as eleições na OAB não dizem respeito apenas aos advogados, mas interferem diretamente na vida dos cidadãos. “Você que é o reclamante numa ação trabalhista, numa ação de alimentos, quer que o advogado tenha altivez e prerrogativas para defendê-lo. Nesse ponto, nós nos ressentimos em relação à OAB, pois os advogados estão desamparados. E se os advogados estão desamparados, o cidadão também está. Tenho certeza de que os colegas advogados e advogadas que estão me ouvindo agora já tiveram suas prerrogativas violadas”, disse Föppel.

Segundo o advogado, existe uma súmula do Supremo Tribunal Federal “de natureza vinculante” que permite que o advogado tenha acesso a autos de inquéritos policiais. “No entanto, a superintendência da Polícia Federal baixou uma portaria no estado da Bahia que diz que os advogados só poderão ter acesso aos autos de inquérito se peticionarem com 48 horas de antecedência. Então, mesmo que o delegado ou escrivão estejam com o inquérito, só nos permitem o acesso às informações se pedirmos com 48 horas de antecedência. Isso é inominável. Essa portaria já existe há alguns anos e o grupo que está à frente da OAB não tomou nenhuma providência. Isso só acontece na Bahia”, reclamou Gamil.

“Precisamos conscientizar a população de que prerrogativas de advogados e advogadas não são privilégios ou favores de natureza pessoal: são ferramentas para os advogados exercerem seus papeis de defender o cidadão em seus direitos. Por isso precisamos colocar a ordem em ordem”, frisou. “Há determinadas coisas que acontecem dentro da OAB que são inexplicáveis. Existe reclamação trabalhista de advogado contra a OAB”, informou, acrescentando que a Ordem precisa voltar a ter transparência.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. Cezar Leite conversa com o ativista baiano pro-Bolsonaro, Mito Show: “sentimos a necessidade de apoiar para manter Bolsonaro no poder”

No seu programa diário em redes sociais, o pré-candidato bolsonarista à Prefeitura de Salvador, Cezar ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.