Principal / Cultura / Baianas de Acarajé serão homenageadas em Sessão Especial

Baianas de Acarajé serão homenageadas em Sessão Especial

Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2005, as baianas de acarajé somam cerca de 3,5 mil profissionais só em Salvador. Reconhecendo a importância delas para a história da cidade, a vereadora Rogéria Santos propôs o Dia Municipal das Baianas de Acarajé – 25 de novembro, que foi decretado como Lei n º 9.314/18 pelo prefeito ACM Neto. Em comemoração a data será realizado no dia 23 de novembro uma Sessão Especial, às 14 horas, no Plenário Cosme de Farias.

A cerimônia contará com a presença de diversas profissionais que serão homenageadas pela atividade. “Elas são um símbolo histórico do estado da Bahia e do país e encantam os turistas com sua simpatia e alegria contagiante, sem contar que produzem e comercializam os famosos bolinhos de feijão”, destacou a parlamentar.

A origem do acarajé iniciou ainda no período da escravidão, quando os quitutes faziam parte dos tabuleiros das escravas de ganho, que eram remuneradas e passavam o valor para seus senhores. Preservada até os dias atuais, hoje a atividade é uma profissão regulamentada pela Superintendência Regional do Trabalho no Estado da Bahia (SRTE), em 2017, e garante o sustento de muitas famílias soteropolitanas.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Campanha da Guarda Municipal arrecada alimentos até dia 20

Para auxiliar as famílias soteropolitanas em situação de pobreza, a Guarda Civil Municipal (GCM) deu ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *