Home / Destaques / Benito Gama propõe reconhecimento da profissão de baiana de acarajé na CBO

Benito Gama propõe reconhecimento da profissão de baiana de acarajé na CBO

Foto: Divulgação/Assessoria do deputado federal Benito Gama

A profissão de baiana de acarajé poderá ser incluída na lista de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O pleito foi apresentado pelo deputado federal (PTB-BA), Benito Gama ao ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Ronaldo Nogueira, em Brasília. “É preciso garantir este direito e fortalecer a profissão das baianas de acarajé, patrimônio cultural imaterial brasileiro”, disse o parlamentar na quarta-feira (24). O reconhecimento foi em 2005 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Conforme o deputado Benito Gama, o objetivo é fortalecer a importância destas profissionais e, ainda este ano, poder no dia 25 de novembro comemorar o Dia Nacional da Baiana já com o pleito garantido. “O ministro manifestou-se favorável à solicitação. As baianas de acarajé representam a força simbólica e cultural do nosso estado. Além disso, são responsáveis por movimentar a economia criativa e o turismo”.

O deputado Benito Gama afirmou que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ) de Salvador-BA. “Taissa Gama, responsável pela pasta, tem promovido encontros com baianas de acarajé visando coibir o trabalho infantil no segmento. Na oportunidade, ela relatou também que uma das principais queixas destas profissionais é esta dificuldade em registrar a descrição correta da profissão”, informa.

“Elas acabam tendo que registrar a profissão de cozinheira por não ter a opção descrita como “baianas de acarajé”, na CBO. Isso não pode continuar”, afirma a secretária da SMPJ, Taissa Gama.

Fonte: Site do deputado federal Benito Gama (PTB)


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Check Also

Prates expressa gratidão e apresenta resultados de gestão ao completar um ano à frente da SMS

O secretário municipal da Saúde de Salvador, Leo Prates, completa um ano à frente da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.