Principal / Destaques / Blitz Educativa na CLN: segurança viária e distribuição de antenas corta pipa

Blitz Educativa na CLN: segurança viária e distribuição de antenas corta pipa

Divulgação

Integrando o conjunto de ações que celebram o Dia Nacional do Motociclista (27/07), a Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa do grupo Invepar realizou, na sexta-feira (31), uma blitz educativa com os veículos em duas rodas que trafegavam na região. A ação aconteceu no km 10 da BA-099, na região de Abrantes, em Camaçari-BA, e teve como objetivo passar medidas para prevenção de acidentes com linhas cortantes de pipa, que podem causar ferimentos fatais nos motociclistas.

 A blitz aconteceu com o apoio do Polícia Rodoviária Estadual (PRE), além do movimento Cerol Mata e do Grupo de Apoio ao Motociclista e Garupa. Durante toda a manhã, motociclistas que trafegavam na região receberam atendimento com aferição de pressão arterial e temperatura, além de aplicação de fitas refletivas nos capacetes. Ao todo também foram instaladas 100 antenas anti-linha como forma de prevenir os acidentes.  Segundo dados de associações e movimentos de motociclistas, estima-se que atualmente no Brasil ocorram mais de 500 acidentes por ano envolvendo linhas cortantes, sendo que 50% causam ferimentos graves, e 25%, fatais.  Além do atendimento, os condutores receberam ainda dicas de segurança para os motociclistas, como, por exemplo, manter distância segura dos veículos, utilizar roupas e equipamentos apropriados, além de usar capacete, afivelando-o corretamente, inclusive para o carona.

“É importante que os motociclistas redobrem a atenção, quanto ao uso do capacete usando a viseira, e mantendo-a limpa. Também é preciso lembrar que outras boas práticas fazem a diferença, como não usar fones de ouvido, fazer a revisão constante dos sistemas de freios, iluminação e pneus, e evitar travessias em locais inapropriados”, destacou o gerente de operações, Daniel Ovalhe.

 A blitz faz parte da campanha Equilíbrio & Respeito, que integra o programa Atitude Segura & Gentileza, com ações educativas voltadas para segurança na mobilidade urbana, desenvolvidas pelas empresas do grupo Invepar em todo o país e pelo Instituto Invepar. Entre os meses de agosto e setembro, mais 400 antenas anti-linha deverão ser entregues a motociclistas na BA-099 por meio de ações educativas.

 Perigo  – O cerol das linhas de pipa, também conhecidas como linha chilena, é feito com uma mistura que inclui vidro moído, com intuito de cortar a linha de outras pipas. Apesar da aparente inocência da brincadeira, este tipo de linha pode causar cortes profundos quando atingem motociclistas em alta velocidade. Sua utilização e comercialização são proibidas em vários estados do país.  Idealizada em 2014, a campanha Cerol Mata busca discutir soluções para acabar com o uso e a venda dos produtos na cidade do Rio de Janeiro, onde foi criada, e em outras cidades do país, com a integração de movimentos locais. A mobilização dos integrantes já conseguiu influenciar na aprovação de leis estaduais e municipais, no Rio, contra compra, uso, porte ou posse dos materiais. 

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Caso André Porciuncula. Rui Costa evade assunto e ameaça Alexandre Aleluia: “vai receber processo nas costas”

Questionado sobre a situação do Capitão da Polícia Militar, André Porciuncula, o governador petista da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *