Home / Destaques / Câmara Itinerante ouve líderes comunitários de Brotas

Câmara Itinerante ouve líderes comunitários de Brotas

Com o slogan “A voz da cidade passa por aqui”, em alusão ao lema da atual gestão do Legislativo municipal, “O futuro da cidade passa por aqui”, o projeto Câmara Itinerante levou, na tarde desta segunda-feira (3), a sessão ordinária da Câmara de Salvador ao bairro de Brotas para ouvir a comunidade. No auditório do Colégio Luiz Vianna Filho, lotado, lideranças comunitárias falaram sobre as carências da região, com destaque para questões de mobilidade e saúde.

O presidente Geraldo Júnior (SD) parabenizou o coordenador do Câmara Itinerante, vereador Luiz Carlos Suíca (PT), pela representatividade do evento. Ele louvou a escolha do bairro de Brotas para reiniciar o projeto, por ser uma área extensa e populosa: “Este projeto é da maior importância, por aproximar a comunidade do nosso processo legislativo”.

Tanto o presidente quanto Suíca parabenizaram a ex-coordenadora do projeto e atual ouvidora da Câmara, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), por ter dado o pontapé inicial ao Câmara Itinerante e por ter levado a estrutura da Ouvidoria para colher reivindicações da comunidade.

Aladilce ressaltou que a Câmara de Salvador é sem dúvida a que tem mais instrumentos de escuta da população, citando como exemplos, além da sessão itinerante, a Tribuna Popular, a Ouvidoria, a TV e Rádio Câmara, a Comissão de Participação Legislativa, o Educâmara, a Escola do Legislativo e as audiências públicas. Vereador mais citado pelos moradores, Paulo Magalhães Júnior (PV) destacou o esforço da Câmara em estreitar a relação do Legislativo com as representações da cidade.

Zumbi – Na sessão os vereadores aprovaram o projeto de concessão da Medalha Zumbi dos Palmares ao ator baiano Antônio Pitanga, de iniciativa da ex-vereadora e atual deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). A honraria será entregue em sessão solene nesta quinta-feira (6), as 15 horas.

Sem mandato – A deficiência do serviço de saúde, sobretudo a falta de médicos nas unidades de pronto atendimento, foi apontado por Marcos Sampaio, do Conselho de Moradores do Alto do Cruzeiro, e por Fábio Ferreira, ambos representantes da região no Conselho Municipal de Saúde. Marcos relembrou uma antiga ideia de instituir no Legislativo uma medalha para reconhecer o trabalho de líderes comunitários, “verdadeiros vereadores sem mandatos”.

Ex-aluno do Colégio Luiz Vianna Filho, Jorge Santos reivindicou um “banho de luz” na área da praça recentemente inaugurada, com o apoio do vereador Paulo Magalhães, no Candeal, “para dar mais segurança à comunidade”. Também do Candeal, Gerônimo Santana pediu mais apoio dos vereadores para os eventos culturais que dinamizam a área.

Celina de Almeida defendeu a reativação do projeto “Abrindo Portas”, que permitia o funcionamento das escolas nos finais de semana para atividades envolvendo crianças e adolescentes e debate sobre temas importantes como a violência contra a mulher. E apontou o transporte público como um dos principais “gargalos” do bairro: “Passamos cerca de 40 a 50 minutos nos pontos esperando ônibus”.

Falaram ainda representando a comunidade Sílvio Pereira da Silva, Douglas Alcântara, Alexandre Kilan e Ana Rita Leão.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Festival da Primavera terá apresentação de kart neste domingo (22)

Quem gosta de adrenalina e diversão vai poder conferir uma exibição de kart neste domingo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.