Home / Destaques / Câmara Itinerante retoma às atividades para voltar a aproximar cidadão do poder público

Câmara Itinerante retoma às atividades para voltar a aproximar cidadão do poder público

Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

Para estreitar a relação entre o Legislativo e a população, os vereadores de Salvador promoveram na tarde desta segunda-feira (27), a primeira edição do projeto Câmara Itinerante na Barra. A iniciativa ocorre durante a comemoração dos 468 anos da cidade do Salvador. Durante o evento, foi possível que vereadores e população estivessem em contato direto e dividissem a tribuna. A primeira sessão aconteceu no auditório do Hotel Sol Barra, onde contou com a presença de parlamentares e líderes e representantes e moradores das 21 localidades da Prefeitura-Bairro Barra/Pituba. A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), acompanhado do primeiro vice-presidente da Casa, vereador Isnard Araújo (PHS), do segundo vice-presidente, vereador Kiki Bispo (PTB), vereador Luis Carlos (PRB), vereadora Ana Rita Tavares (PMB), vereadora Marta Rodrigues (PT) e vereador Aladilce Souza (PCdoB).

A Câmara Itinerante é um projeto que visa levar a Câmara Municipal de Salvador até a comunidade para realizar sessões nos bairros da cidade com o objetivo de ouvir as demandas da população, possibilitando o acesso mais rápido dos moradores com os membros do Poder Legislativo. Nessas sessões, serão abordadas questões de interesses da população, onde os vereadores estarão disponíveis para atender e ouvir as reivindicações e demandas.

A primeira Prefeitura-Bairro onde vai acontecer a sessão abrange os bairros de Alto das Pombas, Amaralina, Barra, Calabar, Caminho das Árvores, Canela, Chapada do Rio Vermelho, Costa Azul, Engenho Velho da Federação, Federação, Graça, Itaigara, Jardim Armação, Nordeste de Amaralina, Ondina, Pituba, Rio Vermelho, Santa Cruz, Stiep, Vale das Pedrinhas e Vitória.

Ao todo, dez sessões do Câmara Itinerante estão previstas para ocorrer durante o ano legislativo, abrangendo todas as Prefeituras-Bairro da cidade: Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Barra/Pituba, Liberdade/São Caetano, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Valéria.

Ao todo, serão realizadas dez sessões do Câmara Itinerante abarcando todas as subprefeituras da cidade: Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Barra/Pituba, Liberdade/São Caetano, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Valéria.

Na dinâmica do encontro, foi disponibilizado cinco minutos para as intervenções e manifestações de representantes e moradores das localidades e de vereadores e integrantes da mesa.

Durante a sessão, vereadores e moradores de 21 localidades da Prefeitura-Bairro Barra/Pituba debateram temas de interesse das localidades e dos moradores. Líderes comunitários se inscreveram para falar sobre as principais demandas da região.

Temas como melhorias de infraestrutura do bairro, pavimentação asfáltica, entre outros, foram os destaques durante o debate entre os participantes das comunidades e os legisladores.

Ao ser o primeiro a falar durante a sessão da Tribuna Popular, Mário Augusto, representante dos amigos do Itaigara (APITA), falou sobre mudar a filosofia de que a Prefeitura e as autoridades tem que resolver mas cobrou a construção de uma praçade um Centro Cultura e Social na localidade. “Cada um representa alguém que aponta o caminho e carrega dentro de si a responsabilidade de ser um herói. Isso também é responsabilidade da comunidade”, disse Mário.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Leo Prates, o projeto possibilita maior acesso do cidadão aos trabalhos dos vereadores, com a oportunidade de acompanhar as sessões em seus próprios bairros. “Que a população veja como é o nosso funcionamento, e a Câmara se aproximar da população”, destaca Leo Prates.

Perguntado sobre as próximas sessões itinerantes do Legislativo, Leo afirmou ter “em maio mais uma Câmara Itinerante, provavelmente na Cidade Baixa em local ainda a ser definido. Em todas os encontros, serão convidados as lideranças comunitárias e agentes públicos de cada região. “A Câmara cumpre seus objetivos. A população pode falar e os vereadores comentar e entender as demandas. É o melhor modelo para escutar e dar resposta à população “, conclui o presidente.

O primeiro vice-presidente da Casa, vereador Isnard Araujo (PHS), discorreu também sobre a primeira edição da Câmara Itinerante, que segundo ele tem como objetivo em sua criação aproximar ainda mais a comunidade do Poder Legislativo. “Nós queremos nesta nova legislatura estar ou chegar mais perto do eleitor para atender, ouvir, fazer os requerimentos e as indicações e acho que melhor do que nada é ir até o bairro, ouvir as pessoas, deixa-las falar. Acho que começamos com o pé direito e foi algo extremamente bem feito. Começamos bem e esperamos que continuemos assim nas áreas ditas nobres, as não-nobres e periféricas para que nós possamos ouvir o cidadão e que sejamos cobrados, até porque é a nossa função, o nosso papel sermos cobrados e exigidos, pois para isso que nós fomos eleitos”, disse Isnard.

Homenagem a Eliana Kertész

Na oportunidade, o presidente Leo Prates pretende homenagear a artista plástica e ex-vereadora Eliana Kertész “da melhor forma”. Prates destacou que, sob a sugestão dos vereadores Kiki Bispo e Paulo Magalhães Júnior (PV), vai apresentar o projeto a Casa que sugere que o Centro de Cultura da Câmara passe a se chamar ‘Centro de Cultura Eliana Kertész’. “Prestamos uma justa homenagem pela grandeza do trabalho artístico da vereadora Eliana Kertész”, destaca Prates.

Rafael Santana


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia

Check Also

Teatro Escola abre Processo Seletivo para Jovens Afrodescendentes e Estudantes de Escolas Públicas

O Teatro Escola inicia o processo seletivo de ensino regular gratuito a partir do dia ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.