Home / Destaques / Campanha de medula óssea: seja o super-herói do menino Gu

Campanha de medula óssea: seja o super-herói do menino Gu

Familiares e amigos se unem com o objetivo de encontrar uma medula compatível com a de Gustavo Almeida Chagas, de três anos. No dia 8 de maio, Gustavo recebeu o diagnóstico de Leucemia Mielóide Aguda –LMA, do subtipo M7 (Megacariocítica), decorrente de uma síndrome Mielo Displásica (SMD). É uma condição extremamente rara em crianças, que corresponde a 1% das leucemias pediátricas e acomete 0,5% pessoa a cada um milhão. Nesse sentido, além da quimioterapia e das transfusões de sangue e de plaquetas, Gu precisa de um doador de medula compatível, aparentado ou não, para alcançar a sua cura.

Para ser um doador de medula óssea, basta procurar o hemocentro público do seu estado (na Bahia, é o HEMOBA) e manifestar o interesse de se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Será retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador, o qual deverá ser analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.

Caso sua medula não seja compatível com a de Gustavo, te incentivamos a ser o super-herói de outra pessoa! O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias.

Confira nos “cards” abaixo


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Secis promove ação de plantio com espécies da Mata Atlântica

A Mata Atlântica tem grande importância ambiental para o Brasil. Com intuito de valorizar e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.