Principal / Cultura / Casa do Rio Vermelho recebe 107 mil visitantes após quatro anos de reaberta

Casa do Rio Vermelho recebe 107 mil visitantes após quatro anos de reaberta

Crédito: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

Rua Alagoinhas, nº33, Rio Vermelho. Lá está a Casa de Jorge Amado e Zélia Gatai, forma como ficou conhecida a residência onde viveu o casal de escritores que levou a literatura da Bahia para o mundo. Nesta quarta-feira (07), o espaço interativo comemora quatro anos que foi reaberto. Após 11 anos fechada, a residência passou por uma completa reforma promovida pela Prefeitura, e foi reaberta a visitação de baianos e turistas em 2014. De lá para cá, 107 mil pessoas estiveram no local. Dessas, 12 mil foram estudantes.

Crédito: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

Com aproximadamente dois mil metros quadrados, incluindo o jardim onde as cinzas de Jorge Amado e Zélia Gatai estão depositadas, o memorial oferece aos visitantes mais de 30 horas de vídeos, projeções e áudios sobre a vida e obra do casal. Visivelmente envolvida com a riqueza cultural do local, a turista de Porto Alegre, a auxiliar administrativa Mara Cardoso, 46 anos, adjetivou o espaço com uma única palavra. “Incrível”, disse ela, enquanto caminhava pelo jardim. Pela primeira vez em Salvador, ela afirma que voltará em breve à capital baiana e o retorno à Casa do Rio Vermelho também já é dado como certo. “De tudo que conheci aqui foi o mais impressionante. Tem cultura, história e uma leveza que nos deixa encantados. Virei novamente”, declarou, reforçando ser impossível conhecer toda a história em apenas uma visita. Nos 22 ambientes temáticos, exibições de trechos de obras ou depoimentos de quem conviveu com os escritores. Por lá passaram grandes nomes como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Roman Polanski, Jack Nicholson, Sartre, Simone de Beauvoir, entre tantas outras personalidades.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Salvador registrou acumulado de chuvas superior aos índices de 2020

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu, desde a última quinta-feira (8) até às 10h ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *