Home / Destaques / Cátia Rodrigues propõe dia municipal contra o feminicídio

Cátia Rodrigues propõe dia municipal contra o feminicídio

Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

A vereadora Cátia Rodrigues (PHS) propôs, por meio do Projeto de Indicação nº 185/2019, que o dia 8 de março seja reconhecido em Salvador como dia municipal de conscientização para a prevenção do feminicídio. A proposta encaminhada ao prefeito ACM Neto e ao governador Rui Costa pretende reduzir o impacto do feminicídio. Também busca caminhos para a sua eliminação. Na justificativa da indicação, Cátia Rodrigues considerou que a proposta tem por objetivo multiplicar o conhecimento do que é, como combater e gerar conscientização dos efeitos psicológicos, físicos e colaterais do feminicídio. Também esclareceu que “o feminicídio é o termo usado para denominar assassinato de mulher cometido em razão de seu gênero, ou seja, só pelo fato de a vítima ser do sexo feminino”.

Conforme a vereadora, a conscientização será desenvolvida por meio de palestras nas escolas, postos de saúde, repartições públicas e demais locais que atendam as comunidades. “Dentre as consequências físicas, podemos destacar o próprio resultado do feminicídio, que é a morte. Por outro lado, em se tratando das consequências emocionais, tem-se a depressão sofrida por parentes próximos à vítima”, acrescentou Cátia Rodrigues.

Segundo a vereadora, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem a 5ª maior taxa de feminicídio do mundo, com cerca de 4,8 assassinatos para cada grupo de 100 mil mulheres. Analisando o Mapa da Violência 2015, Salvador tem uma taxa de 7,9 homicídios, também para cada grupo de 100 mil mulheres.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. Posto de saúde em Coração de Maria / Cassange irá atender 12 mil pessoas, garante Neto

Em entrevista, o prefeito de Salvador, ACM Neto, contou detalhes de mais uma unidade de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.