Home / Municípios / Centro POP promove roda de conversa em parceria com a Defensoria Pública 

Centro POP promove roda de conversa em parceria com a Defensoria Pública 

?Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

Para receber orientações sobre direitos, assistidos do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Pau da Lima (Centro POP – Pau da Lima) participaram, na manhã desta sexta-feira (17), da roda de conversa “Conhecendo a Defensoria Pública”, promovida pela Defensoria Pública do Estado a pedido da coordenação do Centro POP. Ao todo, 18 pessoas participaram do bate-papo, que abordou questões sobre os direitos fundamentais e sobre os serviços que podem ser solicitados ao órgão estadual.

A assistente social Ellen Lobo, da Defensoria Pública, apresentou os serviços realizados pelo órgão e tirou dúvidas sobre como tirar documentos pessoais e buscar atendimento jurídico para esclarecimento de dúvidas e abertura de processos judiciais. Para o assistido Washington Luís Santos, de 28 anos, que há 15 dias frequenta o local, a roda de conversa foi bastante esclarecedora. “Eles trouxeram informações importantes que vão nos ajudar”, disse ele, que passou cinco meses nas ruas e, após o atendimento do Centro POP, planeja voltar a cursar o 9º ano do Ensino Fundamental.

Alan Teixeira, de 36, que conta também com o atendimento da instituição, ressaltou que muitos colegas têm medo de tirar a documentação e ter algum tipo de empecilho, como impedimento judicial. “Além das dúvidas que tiramos, esse evento foi bom porque foi o nosso momento de falar e de ser ouvido, já que quase ninguém nos dá atenção”, disse.

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

Essa foi a primeira de uma série de quatro rodas de conversas que serão realizadas, pelo menos, uma sexta-feira por mês. “Nós solicitamos à Defensoria Pública essa iniciativa porque percebemos que as pessoas aqui atendidas tinham medo de ir até lá e sofrer restrições. Então trouxemos o órgão para perto deles, para que tivessem esclarecimento sobre os tipos de serviços oferecidos e sobre como acessá-los”, afirmou Sueyde Ribeiro, coordenadora do Centro POP Pau da Lima.

Atendimento – O Centro POP Pau da Lima atende uma média de 30 pessoas por dia. Em dois anos, a unidade já realizou 612 cadastros e pouco mais de mil encaminhamentos. Os direcionamentos ocorrem para órgãos como o SAC, as Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), de assistência psicológica, social e de saúde.

O local dispõe de uma equipe multidisciplinar que inclui assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, auxiliar administrativo e advogado. Quem procura o Centro POP é atendido com serviços como higiene, alimentação, orientação jurídica, guarda de pertences, atendimento psicossocial e cadastramento para recebimento do auxílio-moradia.

Fonte: Secom/PMS

 


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Check Also

Lockdown político em Madre de Deus pode estremecer relação de vereadores com o Executivo

Os posicionamentos recentes do prefeito Jailton Santana (PTB) em relação aos vereadores da cidade de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.