Principal / Destaques / Cezar Leite entra com representação contra decreto de Temer que exclui direito dos deficientes

Cezar Leite entra com representação contra decreto de Temer que exclui direito dos deficientes

O vereador Cezar Leite entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República contra decreto n° 9.546, da Presidência da República. A ordem, assinada pelo presidente Michel Temer, exclui direitos de adaptação das provas físicas para candidatos com deficiência. Para o vereador Cezar Leite, o decreto viola o preceito fundamental da Carta Magna. “Além de ser inconstitucional é um retrocesso nos direitos conquistados pelas pessoas com deficiências, como poder público devemos garantir e fomentar a inclusão trabalhando as habilidades e não acentuando as diferenças. Imagine o absurdo, caso a lei entre em vigor, um deficiente visual não terá acesso a prova em braile e precisará de um intermediário para realização da prova”, argumentou.

Segundo a representação apresentada, a norma ofende frontalmente a Constituição em seus objetivos fundamentais, encartado no artigo 3º, no conjunto de normas que foram absolvidas com a participação do Brasil na Convenção Internacional dos Direito das Pessoas com Deficiência, violando, também, o princípio da legalidade com previsão no artigo e o seu inciso VIII, e por via reflexa a literalidade da Lei de Inclusão da Pessoas com Deficiência. No documento, Cezar Leite, defensor da inclusão das pessoas com deficiência, requer à PGR que seja proposta a ação competente para declarar a inconstitucionalidade do Decreto n. 9.546/2018.

Entenda o caso / O Decreto 9.546, do dia 30 de outubro de 2018, assinado pelo presidente Michel Temer, possibilita a exclusão da garantia da adaptação razoável das provas físicas, que venham a acontecer em concursos públicos, processos seletivos, cursos de formação e do estágio probatório e período de experiência.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Abraço Imaginário fecha com PT depois de “encontros secretos com Rui Costa”, indica site

Depois do rotundo fracasso em Salvador e Feira de Santana, a “federal de Bolsonaro” Dayane ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *