Home / Destaques / Cezar Leite traz pra Salvador Fórum com representantes de peso para debater Prevenção ao Suicídio

Cezar Leite traz pra Salvador Fórum com representantes de peso para debater Prevenção ao Suicídio

Em meio a várias campanhas sobre o Setembro Amarelo, o vereador Cezar Leite presidente da Frente Parlamentar de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio trouxe para Salvador, na última semana, o Fórum de Prevenção ao Suicídio e a Política Nacional de Saúde Mental. “Foi um evento muito importante para cidade, com nomes da psiquiatria nacional e internacional, apresentação de dados sobre suicídio, doenças mentais e politicas nacional de saúde mental. Um debate enriquecedor para o público, principalmente para os estudantes de medicina e psicólogos, que tiraram suas dúvidas sobre o assunto”, afirmou Cezar Leite.

O evento aconteceu no auditório do Salvador Business Center, que teve sua lotação máxima, e contou com palestras de representantes de associações, do município e dos Ministérios da Saúde e da Cidadania, rodada de perguntas e até música e depoimentos de pessoas com doenças como depressão.

Entre os palestrantes, estava Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina – APAL, diretor e superintendente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Dra. Miriam Gorender, representando a Associação Psiquiátrica da Bahia – APB, Dra. Mayra Pinheiro, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Dra. Maria Dilma Teodoro, Coordenadora Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, o Secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, Dra. Sandra Peu, Diretora do Departamento de Articulação e Projetos Estratégicos do Ministério da Cidadania e Rejane Santos, presidente da Associação de Apoio a Familiares e Pessoas com Transtornos Mentais na Bahia – AFATOM.

Um dos pontos de destaque do Fórum foi à participação de Dr. Antônio Geraldo da Silva, que um dia antes recebeu o Titulo de Cidadão de Salvador das mãos do vereador Cezar Leite. O psiquiatra que trouxe o Setembro Amarelo para o Brasil, ressaltou as falhas nos sistemas de saúde como CAPs e foi claro sobre a importância de tratar a doença mental como doença com acompanhamento médico adequado. Ele reafirmou a importância do trabalho multidisciplinar de psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros. Ele também deixou sua contribuição para Salvador, colocando-se a disposição para falar da politica de saúde mental atualizada e para orientar na aplicação desta na capital baiana. “Precisamos de todos os sistemas de saúde funcionando em Salvador”, disse Dr. Antônio Geral.

Na luta contra a desassistência e o fechamento do hospitais psiquiátricos há muitos anos, a presidente da AFATOM, Rejane Santos disse que o evento é um marco relativo à Política Nacional de Saúde Mental, à prevenção ao suicídio e o combate à Psicofobia. “Todos os palestrantes presentes trouxeram temas importantes que levaram conhecimento científico para os gestores presentes, familiares, pacientes, não só do ponto de vista de se implantar a nova política de saúde mental, ampliando os serviços, mas também a possibilidade da gestão municipal de Salvador implantar ambulatórios para atender a nova política e a prevenção ao suicídio”.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. Greve de policiais miliares. Alex Lima: “o movimento está extremamente enfraquecido”

Em entrevista, o deputado federal e vice-presidente da Assembleia Legislativa comentou detalhes da greve de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.