Home / Destaques / Com Bombeiros e de monitoramento de vídeo Disep da Praia do Forte é segundo mais completo do estado

Com Bombeiros e de monitoramento de vídeo Disep da Praia do Forte é segundo mais completo do estado

SECOM Prefeitura de Mata de São João

A Prefeitura de Mata de São João entregou à população do Litoral, na tarde da última sexta-feira (1), o Centro Municipal de Vídeo Monitoramente (CMVM) e o 5° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros. Os equipamentos ficam no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), na entrada da Praia do Forte. O secretário de Segurança Pública do Estado (SSP), Maurício Barbosa, e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Coronel Francisco Teles, estiveram presentes na cerimônia de inauguração, assim como demais autoridades policiais militares e civis, secretários municipais e vereadores. Com a chegada dos novos serviços, o Disep da Praia do Forte é agora o segundo mais completo do estado. De acordo com o secretário Maurício Barbosa, é superado apenas pelo distrito de Itaparica, que, além das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, conta com uma unidade do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Mais segurança e bem-estar – O CMVM conta com 30 câmeras, espalhadas estrategicamente por toda Praia do Forte e na Praça do Acuzinho, e uma central com seis televisões de 42 polegadas, monitorada 24 horas por profissionais. Já Subgrupamento de Bombeiros chega para atender a região com maior eficiência e menor tempo resposta, em caso de incêndios, acidentes automobilísticos, entre outras ocorrências.

Marcelo Oliveira ressalta a importância dos novos equipamentos para a proteção e o bem-estar da população e a relação de parceria entre o Município e a SSP, na pessoa do secretário Maurício Barbosa. “Quando os gestores trabalham pensando da população, os diferentes pensamentos políticos ficam de lado”, destaca o prefeito “A construção do nosso Disep foi um esforço muito grande da Prefeitura, que conseguiu o terreno através uma contrapartida de licenciamento e criou demais condições, e do secretário de Segurança Pública, que nos deu um equipamento com excelentes estrutura e eficiência”, celebra Oliveira,

Ampliação do vídeo monitoramento – Maurício Barbosa explica que a SSP está fazendo contratação de uma empresa que instalará de 4 a 8 mil câmeras em todo o estado, parte delas com leituras faciais e de placas de veículos. De acordo com o secretário, Mata de São João será beneficiada e terá novas câmeras integradas no seu sistema de vídeo monitoramento.

Barbosa agradeceu a Marcelo Oliveira pela presteza e pelo carinho com que o prefeito, os secretários, os vereadores e a população de Mata de São João tratam seus policiais civis e militares. “Foi graças a esse entendimento e parceria que construímos o Disep, com a integração de todas as forças da segurança pública e da Prefeitura”, lembra Barbosa.

“As coisas não acontecem como nos gostaríamos e como a população quer, devido às nossas limitações orçamentárias. Mas com boa vontade, integração e apoio da sociedade civil organizada, estamos avançando nas conquistas da segurança pública no estado e Mata de São João é um grande exemplo”, comenta o secretário da SSP.

Investimento em tecnologia – De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Mata de São João, Hélio Alves Júnior, o investimento na requalificação do sistema de vídeo monitoramento da Praia do Forte foi de aproximadamente R$ 300 mil, além de um custo anual de manutenção na casa dos R$ 500 mil, aí incluído o custo com o pessoal responsável pela operação e monitoramento.

Posto dos Bombeiros – Anunciado há três meses pelo prefeito Marcelo Oliveira, o 5° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros conta com uma viatura tipo caminhão tanque e seis bombeiros militares a postos permanentemente. Para o comandante do 10º GBM, Tenente-Coronel Lanusse Araújo, a presença do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros na Praia do Forte é de fundamental importância para todo o Litoral Norte da Bahia. “A sede do 10º GBM, que atende esta região, está em Lauro de Freitas, a cerca de 50 quilômetros. Entendemos que, para enfrentar a questão do tempo resposta, é fundamental que o bombeiro esteja mais descentralizado”, acredita Araújo. “Nesta região temos diversas ocorrências de incêndio de vegetação, sobretudo no verão, além de acidentes nas estradas e outras ocorrências”, salienta o Tenente-Coronel.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Projeto de Capitão Aldem garante mais segurança a consumidores baianos

Projeto de lei apresentado pelo deputado Capitão Alden (PSL), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.