
A série de reuniões promovidas pela Comissão Especial do Carnaval na Câmara, com o objetivo de aperfeiçoar a maior festa popular de rua do país, teve continuidade na tarde de terça-feira (23), no Salão Nobre do Poder Legislativo. Além dos vereadores do colegiado, o encontro contou com o presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), o presidente da Saltur, Isaac Edington, e o vereador de Aracaju, Tiago Batalha (PMB).
Ao gestor da Saltur e ao legislador sergipano, o presidente da Comissão do Carnaval, Moisés Rocha (PT), destacou os avanços alcançados com os debates do colegiado. “O grande mérito foi oficializarmos a festa na Lei Orgânica do Município (LOM). Nossas discussões vão além da questão tributária, do ordenamento e das filas”, declara.
A “interação harmônica” entre os poderes Executivo e Legislativo foi enaltecida pelo presidente da Câmara. “Acredito que é de fundamental importância para a cidade. A Comissão do Carnaval é, sem dúvidas, uma das mais atuantes dessa Casa e desempenha um papel importante porque traz luz a questões delicadas relacionadas à festa”, pontuou Leo Prates.
Algumas das peculiaridades da festa de rua soteropolitana e as dificuldades a organização foram levantadas por Isaac Edington. De acordo com o presidente da Saltur, existem muitos detalhes que devem ser observados para o aprimoramento do Carnaval no ano que vem.
“Muitas pessoas não conseguem ter uma noção geral do que é o Carnaval. Além de atender a demanda e impulsionar a cidade, precisamos entender que a festa deve ser a mais democrática possível. Tem gente que só se interessa pelo Circuito Barra, outros só gostam do Campo Grande. Uma parte só vai para ouvir música eletrônica, outra prefere samba. Temos que conciliar e harmonizar tudo isso da melhor maneira”, relata Edington.
Exemplo legislativo
Os moldes da Comissão Especial do Carnaval serão utilizados pelo vereador de Aracaju, Tiago Batalha, para a implantação de um colegiado que trate da organização do São João, na capital sergipana.
“Exemplos bons devem ser seguidos. Vim para conhecer e aprender. Ver como funciona a comissão, como funciona regimentalmente, para implantar em Aracaju especificamente para o São João, que é a maior festa do estado”, declara Tiago Batalha, que é neto do ex-vereador de Salvador da década de 60, Vicente Batalha.
Fonte: Secom/CMS