Home / Destaques / Coutos ganha unidade de acolhimento para famílias em vulnerabilidade social

Coutos ganha unidade de acolhimento para famílias em vulnerabilidade social

SECOM Prefeitura de Salvador

As famílias em situação de vulnerabilidade social poderão contar com o apoio da nova Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) “Família Pérolas”, no bairro de Coutos, no Subúrbio. Inaugurado nesta terça-feira (18), o equipamento recebeu investimento de R$ 2,8 milhões e será administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). A UAI tem capacidade para abrigar até 50 pessoas, que poderão fazer cursos de capacitação e participar de projetos esportivos, além de terem o suporte de uma equipe composta por psicólogos e assistentes sociais.

Na solenidade de inauguração da unidade de acolhimento, o vice-prefeito Bruno Reis destacou a ampliação dos investimentos municipais na área de assistência social. “Revolucionamos a área social de Salvador. Realizamos chamamentos públicos para fazer parcerias com instituições, oferecemos serviços para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Tínhamos duas unidades de acolhimento e passamos para 14. Dobramos o valor do aluguel social. E tenho a certeza de que vamos continuar trabalhando muito para fazer da capital baiana uma cidade cada vez mais justa e inclusiva”, pontuou.

A titular da Sempre, Ana Paula Matos, afirmou que a nova UAI vai mudar “a trajetória das famílias acolhidas e dar esperança a essas pessoas”. “Muitas vezes a assistência social chega no momento de maior dor. Queria ajudar uma instituição de uma mulher forte, que ajuda outras mulheres. Vera [diretora da unidade] é uma mulher que briga pelo que acredita. Convergimos no desejo de fazer o melhor para as pessoas. E tenho a certeza que essa nova unidade de acolhimento vai mudar a trajetória e dar a esperança a muitas pessoas”.

Ana Paula ressaltou ainda que o olhar humanizado do prefeito ACM Neto e do vice Bruno Reis faz a diferença na elaboração e implantação das políticas públicas na área social. “Aqui no Lar Família Pérolas temos a oportunidade de dar não só uma assistência social melhor, mas, sobretudo, de manter um espaço diferenciado, potencializando a reconstrução da autonomia das pessoas acolhidas”, assinalou.

Já a diretora da unidade de acolhimento, Vera Guimarães, fez questão de destacar as ações da Prefeitura no Lar Pérolas de Cristo. “Antes, tínhamos que ir para a imprensa pedir comida. O trabalho da Sempre e da Prefeitura devolveu a dignidade a meus assistidos. Essa gestão mostra que respeita as entidades, que realizam trabalhos sociais. A Prefeitura deu muito mais do que o alimento. Deu todo o aparato para que conseguíssemos resgatar as vidas”, afirmou.

A Unidade de Acolhimento Família Pérolas faz parte do Lar Pérolas de Cristo, que já conta com duas unidades em funcionamento: uma para mulheres e outra para adultos com deficiência. Fundado em setembro de 1993, o Lar Pérolas de Cristo é uma organização não governamental, filantrópica, que oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva. A unidade acolhe ainda mulheres que sofreram violência sexual, física ou psicológica. Todas as crianças e adolescentes acolhidos são encaminhados para a instituição pelos Conselhos Tutelares, Ministério Público e Juizado da Infância e da Juventude.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

MBL seria alvo do buscas em processo que prende suspeitos de lavar R$ 400 milhões; Polícia prende Luciano Ayan

Foram presos na manhã desta sexta-feira (10) Alessander Ferreira e Carlos Afonso, o “Luciano Ayan”. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.