Principal / Destaques / Cuidados com a saúde bucal são essenciais em tempos de coronavírus

Cuidados com a saúde bucal são essenciais em tempos de coronavírus

SECOM Prefeitura de Salvador

A boca é a parte do corpo humano responsável pela alimentação e mastigação. Serve também como porta de entrada e moradia para vários microrganismos prejudiciais à saúde. Por isso, é importante cuidar da higiene bucal, medida que previne e evita problemas já conhecidos, como cáries, mau hálito, periodontite, sangramento gengival e até a perda dentária. Além disso, quem negligencia a saúde bucal está sujeito a um novo risco: a contaminação pela Covid-19. Para manter a higiene da boca em perfeito estado, é preciso tomar alguns cuidados durante a rotina diária. Uma delas é escovar os dentes três vezes ao dia, de forma cuidadosa e delicada, para não se machucar. A quantidade de pasta deve ser do tamanho de um “grão de ervilha”. Outra orientação é escovar a língua trazendo a sujeira de dentro para fora. Uma dica ao escovar a língua é usar a escova deitada, para provocar menos enjoos. E também usar o fio dental para tirar a sujeira entre os dentes.

As informações são da coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mayana Calasans. “É preciso ter cuidado com os itens de higiene pessoal, a exemplo da escova de dente, que deve ser higienizada com uma solução de limpeza”.

A solução para higienização das escovas deve ser feita com um copo cheio de água filtrada ou fervida, adicionando uma colher de sopa de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. O método deve ser repetido depois de cada uso. Já o armazenamento deve ser feito com a escova em pé, com as cerdas para cima sem que encoste em outras. Para para quem usa prótese dentária, é preciso higienizá-la escovando, removendo a sujeira e os micróbios com água e sabão neutro ou de glicerina. A solução de limpeza pode ser preparada com meio copo de água sanitária e meio copo de água filtrada ou fervida. A prótese deve ser colocada de molho por dez minutos e depois enxaguada com água.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Requalificação da orla de Stella Maris foi discutida pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador

A falta de acesso a plantas e licenças ambientais, a marcação de dezenas de coqueiros ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *