Home / Destaques / Curso da Prefeitura para o Enem termina em novembro

Curso da Prefeitura para o Enem termina em novembro

Acesso a laboratório, biblioteca, material didático, salas climatizadas, professores qualificados, simulados e ambiente virtual são alguns dos benefícios que os 365 estudantes participantes do programa IngreSSar estão tendo, desde que começaram a ter aula em dois cursos preparatórios de qualidade, em julho. A estrutura está permitindo melhor preparo para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, a ser aplicado em novembro.

Para Gibson Lima, de 21 anos, que sonha em fazer bacharelado em História, a oportunidade de cursar o Pré-Enem tem sido um divisor de águas em sua trajetória de estudante. “Eu vi nesse programa a oportunidade de conseguir uma boa nota no Enem e de entrar no Ensino Superior. Eu já tinha feito o exame outras duas vezes e não tinha obtido êxito, mas esse ano acredito que terei um bom resultado. Na escola pública deixamos de ver muitos assuntos que aqui são abordados muito bem. É um ótimo projeto que está abrindo portas”.

Ao lado dele, Paulo Monteiro, de 19, dedica tempo e esforço para aproveitar ao máximo o conteúdo do cursinho. A rotina dele se inicia às 7h com as aulas do preparatório e só termina às 18h, quando a monitoria disponibilizada no contraturno chega ao fim. O adolescente tem dedicado até mesmo alguns fins de semana para a realização de simulados. “A oportunidade é ótima porque eu não tive um bom Ensino Médio na escola pública e aqui estou tendo bom desempenho, nova forma de estudar e estou ganhando força para alcançar o meu objetivo na prova, uma média suficiente para ingressar na graduação de matemática”, diz.

O Ingressar, programa concebido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), promove o acesso gratuito de alunos de baixa-renda, e que concluíram o Ensino Médio, a cursos preparatórios para o Enem conveniados. Atualmente, os cursos conveniados são o Pré-Enem e Os Aprovados, ambos localizados na Avenida Antônio Carlos Magalhães. Por meio do programa, os estudantes contam com uma preparação que custa, em média, R$ 3 mil para os demais alunos. “Estamos muito satisfeitos. Tivemos um bom resultado com a iniciativa. Não só os cursinhos credenciados elogiam a participação dos alunos do Ingressar, como os alunos que aderiram enviam e-mail para agradecer e falar bem do programa e do conteúdo”, conta a titular da SPMJ, Cristina Argiles. Para o próximo ano, ela prevê uma mudança: o ingresso de estudantes que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio. “Esse ano foi só para quem já havia concluído, mas no próximo abriremos o leque para aqueles que estão cursando o último ano da Educação Básica, para que também tenham acesso ao conteúdo de maneira complementar”, afirma.

Ingressar – Para ter acesso ao curso preparatório por meio do programa da SPMJ, os alunos cumpriram alguns critérios, como ser egresso de escola pública ou ter tido bolsa integral em escola da rede particular, ser integrante de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e morar em Salvador. A SPMJ destinou 5% das 400 vagas ofertadas para pessoas com deficiência, 30% para negros e 5% para jovens da Fundação Cidade-Mãe.

Preparatório – O conteúdo das aulas envolve todas as disciplinas exigidas no Enem, passando pelas áreas de conhecimento de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. São cinco horas de aula de estudo por dia, além da carga horária opcional de monitoria. Até o fim dessa temporada de estudos do Ingressar, prevista para encerrar no dia 9 de novembro, os alunos terão 320 horas de aula com professores altamente qualificados. O Enem é hoje a principal porta de entrada para universidades públicas e particulares (esta última opção por meio de programas de bolsas). Este ano, o exame nacional deverá ocorrer nos dias 4 e 11 de novembro. As inscrições ocorreram entre os dias 7 e 18 de maio desse ano.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Jutahy retribui apoio e reconhecimento a Neto

Ao ser reconhecido pelo presidente nacional do Democratas e prefeito de Salvador, ACM Neto, como ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.