Home / Cultura / “É lastimável que não se valorize aqui uma festa de importância como essa porque Nossa Senhora da Conceição da Praia é Padroeira de toda a Bahia”, diz Dom Murilo Krieger

“É lastimável que não se valorize aqui uma festa de importância como essa porque Nossa Senhora da Conceição da Praia é Padroeira de toda a Bahia”, diz Dom Murilo Krieger

Nos preparativos ainda na sacristia, momentos antes do início da celebração, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger que presidiu a missa solene na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia na manhã desta quinta-feira (8), mostrou-se insatisfeito em relação aos festejos deste ano. Ao TV Servidor, Dom Murilo não poupou comentários ao criticar as autoridades em liberar e incentivar o comércio e o consumo de bebida alcoólica durante a tradicional manifestação religiosa e popular como forma de quebrar o espírito religioso da festa.

Indagado sobre a comparação entre a celebração da Padroeira da Bahia com a festa do Círio de Nazaré, o arcebispo mostrou-se incomodado com a situação e o descaso como os governantes encaram e tratam um dos principais festejos de grande manifestação religiosa e popular em Salvador e por todo o estado.

“Em primeiro lugar, cabe ao governo cuidar disso, porque na medida em que se dá licença para eles instalarem barracas para vender bebida alcoólica, eles estão se instalando dentro da lei. Dentro da lei, mas, ao mesmo tempo, fora de todo o espírito da lei, porque em uma festa religiosa temos tantas outras oportunidades para outras motivações e comportamentos. É lastimável que não se valorize aqui uma festa de importância como essa porque Ela [Nossa Senhora da Conceição da Praia] é Padroeira de toda a Bahia. Nós devemos cuidar bem dessa responsabilidade de cuidar dessa festa, daquela que é a Padroeira, não apenas de Salvador, mas da Bahia. Espero que as autoridades acordem pra isso e ouçam os apelos que são feitos a partir deste santuário basílico”, critica Dom Murilo.

“Não tendo barracas e não vendendo, então, não se compra e não se toma. Então que não se dê essas permissões que tanto prejudicam o espírito religioso da festa”, finaliza o arcebispo.

Rafael Santana/Foto: Lucas Silva/TV Servidor


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Check Also

O choro de Geraldinho

Quem acompanha as pautas políticas da capital baiana identificou que a distancia entre Geraldo Júnior ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.