Home / Cultura / Edital para requalificação do Jardim Botânico é lançado pela Prefeitura

Edital para requalificação do Jardim Botânico é lançado pela Prefeitura

SECOM Prefeitura de Salvador

O Jardim Botânico de Salvador, na Avenida São Rafael, em São Marcos, será requalificado pela Prefeitura, em uma iniciativa que possibilitará a ampliação da estrutura física atual e, em especial, salvaguardar ainda mais o herbário existente. O edital de licitação para a obra foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Município (DOM), e vence a empresa que oferecer o menor preço. O valor estimado da intervenção é de R$9 milhões.

A reserva, sob a responsabilidade da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), abriga cerca de 61 mil espécimes vegetais e é uma das áreas da cidade a abrigar um espaço etnobotânico voltado para proteção e cultivo às espécies utilizadas em cultos afro-brasileiros, além de vegetais ameaçados de extinção.

O projeto de requalificação, inserido no Programa de Requalificação Urbanística (Proquali) financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e abrange área total de 160 mil m². Serão construídas edificações de caráter científico, voltadas ao estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica, conectados e acessados por uma trilha elevada em um percurso de 795 m de extensão pela mata.

Além da ampliação do herbário, tornando-o um centro de referência na pesquisa da Mata Atlântica com capacidade para acomodar um grande número de espécies catalogadas, o projeto de requalificação do Jardim Botânico de Salvador propõe outras intervenções, a exemplo da construção de um pavilhão de observação da natureza e viveiros.

O lugar também ganhará um edifício principal com área total construída de 2.219,45 m², dividido em dois pavimentos, um subsolo e uma cobertura aberta a visitas.

Haverá salas administrativas e um herbário completo com dois espaços, sendo um deles uma sala das coleções que poderá conter até 150 mil espécimes vegetais e outro voltado para pesquisa, manutenção, catalogação e preparo.

O Jardim Botânico ainda terá espaços expositivos digitais voltados à educação ambiental, um auditório para 50 pessoas, que será conectado com um foyer e uma área semicoberta para atividades em grupo.

Para a implantação das edificações propostas e em especial ao centro de pesquisas serão utilizados materiais leves, industrializados e pré-fabricados, o que vai agilizar o processo de construção e minimizar o impacto da ampliação do herbário.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. Forró da AACB. Flor de Minho anima festa dos advogados

Confira, nas imagens abaixo, um breve resumo do Forró da AACB –Associação dos Advogados Criminalistas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.