Home / Destaques / Educadora alerta: “Verifique se a escola de seu filho implantou nova Base Nacional Curricular”

Educadora alerta: “Verifique se a escola de seu filho implantou nova Base Nacional Curricular”

Divulgação

A partir deste ano, os currículos da educação infantil e do ensino fundamental de todas as escolas do país, sejam públicas ou particulares, deverão obedecer os princípios pedagógicos estabelecidos pela nova Base Nacional Comum Curricular. A BNCC é um documento, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que determina as competências, as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica. A Base não é o currículo da escola, mas um conjunto de orientações que irá nortear as equipes pedagógicas na elaboração de seus currículos locais. E 100% desse documento precisa ser seguido pelas escolas privadas e públicas já a partir do ano letivo de 2020.

A pedagoga Tatiana Magalhães, formada pela Universidade Federal da Bahia, pós graduada em Psicopedagogia e especialista em Educação Inclusiva, considera que a criação de uma nova base curricular trará resultados positivos na qualidade do ensino das escolas. Por este motivo, Tatiana, que também é consultora em Educação, orienta que os pais procurem saber se a escola de seus filhos já cumpriram a exigência legal e implantaram a BNCC. “O objetivo da Base é formar estudantes com habilidades e conhecimentos considerados essenciais para o século XXI, incentivando a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas e promovendo a atualização do corpo docente das instituições de ensino”, declara a especialista.

Tatiana acrescenta que a BNCC pretende reduzir as desigualdades educacionais existentes no Brasil, uma vez que vai nivelar a qualidade de ensino. “Vai garantir aos estudantes o direito de aprender e desenvolver conhecimentos e habilidades comuns, do norte ao sul do país”. Ela completa: “a essência é maravilhosa, o objetivo é muito prático, mas para termos os resultados é importante que as escolas realmente cumpram a legislação, capacitem verdadeiramente os professores e compreendam o lugar dos profissionais, o lugar do aluno e também o lugar da família”.

É necessário que as escolas procurem se capacitar de maneira adequada para vivenciar esse novo ciclo educacional que se inicia.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Guia do Carnaval já foi distribuído a 14 mil turistas

Com o objetivo de orientar os turistas que chegam à capital baiana para curtir a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.