Home / Destaques / Embaixador de Israel recebe Título de Cidadão de Salvador

Embaixador de Israel recebe Título de Cidadão de Salvador

Antonio Queiroz

O estabelecimento do Estado de Israel se deu há 71 anos, em 8 de maio, data em que são realizados eventos festivos. Em Salvador, a celebração pela conquista da independência aconteceu, na Câmara Municipal, em sessão solene que também homenageou o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avralham Shelley, com o Título de Cidadão de Salvador. A atividade, realizada no Plenário Cosme de Farias, foi presidida pela vereadora Lorena Brandão, na noite desta terça-feira (14), no Plenário Cosme de Farias. “Essa é a data mais importante para o povo judeu. Salvador está tendo a honra de poder fazer essa homenagem e eu me sinto muito honrada de estar à frente dessa sessão”, disse a vereadora. “Estamos celebrando ainda mais a união entre o país e a Terra Santa. Esse é um ato profético de agradecimento a Deus pela união entre Brasil e Israel”, completou Lorena.

A sessão contou com a participação do secretário-executivo de Relações Institucionais da Casa, Heber Santana. “É importante esse reconhecimento pelo que o Estado de Israel representa e pode contribuir para o crescimento do nosso estado, especialmente na área de tecnologia que eles dominam e nós ainda temos alguns desafios a serem superados”, destacou Heber.

Em 71 anos de história, a nação se destaca no mundo com conquistas impressionantes. Até hoje, o Estado de Israel conquistou 12 Prêmios Nobel. Israel é o país que mais recursos investe no tratamento e reciclagem de água e também é o criador em irrigação por gotejamento, técnica que transforma desertos em terras cultiváveis. Desde o início dos anos 50, a nação assumiu o compromisso de desenvolver tecnologias ambientalmente corretas para lidar com seus escassos recursos energéticos e de água. Atualmente, pelo menos 90% das residências israelenses usam energia solar para aquecer a água. Em Israel foi inventado o telefone celular, fósforo e o pen drive. “Comemoramos o jubileu de ouro de Israel nesse Plenário. Salvador tem toda pertinência para abrigar uma sessão como essa. O mundo hoje volta a ter um discurso de ódio em relação aos judeus. Será que toda catástrofe vivida pelo mundo não foi suficiente para entender que o discurso de ódio leva à morte?”, pontuou o presidente da Sociedade Israelita da Bahia, Miguel Kertzman, também ex-vereador.

Conduzido ao Plenário Cosme de Farias pelo bispo Atila Brandão e sua esposa Maílde, presidentes do Ministério Batista Internacional Caminho das Árvores (MBICA), o embaixador Yossi Avralham Shelley agradeceu a homenagem e destacou a cultura, história, belezas naturais e culinária soteropolitanas como uma das mais ricas que conheceu. Yossi falou também sobre a situação política do país e seu posicionamento no mundo. “Os judeus vão ser a luz para os pobres. É um país que ajuda outros com a tecnologia e conhecimento que gera”, afirmou.

Ocupando o cargo há dois anos, essa é a segunda vez que visita a cidade. “Estou feliz em receber esse título em uma cidade tão rica como Salvador. É uma honra ser o mais novo soteropolitano”, afirmou Yossi Shelley.

A sessão, que contou com diversas apresentações artísticas, foi encerrada pelo Coral Cantando o Agora. Também fizeram parte da mesa da sessão solene o desembargador Maurício Kertzman, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, o bispo Eliseu Cavalcante e o rabino Mariano Belprado.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. Forró da AACB. Flor de Minho anima festa dos advogados

Confira, nas imagens abaixo, um breve resumo do Forró da AACB –Associação dos Advogados Criminalistas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.