Home / Carnaval da Bahia / Escola começa a receber filhos de ambulantes que trabalham no Carnaval

Escola começa a receber filhos de ambulantes que trabalham no Carnaval

Ambulantes e catadores de recicláveis que trabalham no pré-Carnaval e no Carnaval já começam a deixar os filhos no Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC), na Escola Municipal Casa da Amizade, em Ondina, que abriu ontem (18).

Além dessa unidade, os pais terão à disposição mais dois postos localizados na Escola Municipal Hildete Lomanto, no Garcia, e na Escola Municipal Osvaldo Cruz, no Rio Vermelho. Essas duas unidades entram em funcionamento a partir das 8h desta quinta-feira (20). No total, os três CAAC, que funcionarão até as 12h da Quarta-feira de Cinzas (26), têm capacidade para 440 crianças e adolescentes. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A bebê Alana, de apenas 10 meses, foi a primeira a chegar à unidade, trazida pela mãe, a ambulante Andréa da Silva, 38 anos, que trabalhou no Pipoco. Essa é a segunda vez que a pequena é acolhida na Casa da Amizade, sendo a primeira no Festival Virada Salvador, quando tinha apenas 8 meses. Ela fica acolhida até a Quarta de Cinzas.

A rotina dos quatro filhos da catadora Bárbara Santos, 24 anos, será a mesma. Ontem (18), ela e seu companheiro foram deixar a bebê de 4 meses e os irmãos de 4,3 e 2 anos, na Casa da Amizade, onde ficarão até o final da folia. “Eu sou muito agradecida por ter um espaço como esse para deixar meus filhos. Não teria com quem deixar. Saio para catar latinhas e não tenho hora para voltar. Aqui estão bem cuidados”, afirmou.

Atuação intensa – A estrutura da Casa da Amizade foi montada para ofertar às crianças todo conforto e segurança que merecem. O público assistido tem direito a seis refeições diárias, atividades lúdicas, estrutura para higiene e dormida, além de contar com uma equipe multidisciplinar com 50 profissionais que se revezam em turnos. De acordo com a titular da SPMJ, Rogéria Santos, a secretaria atuará intensamente durante o Carnaval, com diversas ações de proteção às mulheres, crianças, adolescentes e jovens. “Já estamos com tudo pronto para receber as crianças e adolescentes nas nossas unidades do CAAC, iniciando com a abertura da Casa da Amizade, com uma programação pedagógica completa para promovermos dias de acolhimento com a melhor experiência, garantindo proteção e segurança”, frisou.

Além disso, o Conselho Tutelar atuará em esquema de plantão em três locais, realizando orientações, encaminhamentos e aplicação de medida de proteção. Os postos são no Centro Municipal de Educação Infantil Calabar, no Jardim Apipema, Colégio Estadual Úrsula Catharino e o Centro e Escola Estadual Wilson Lins, em Ondina.

No total, serão 550 profissionais envolvidos na operação da SPMJ. “Com qualificação e comprometimento, teremos uma equipe preparada para atuar nas diversas frentes que compete a pasta, unidos no propósito de promover uma festa segura para todas as crianças e adolescentes, além de conscientizar sobre a não violência à mulher e prestar serviços exclusivos no meio dos circuitos”, pontuou a secretária.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Vida política de Geraldinho limita-se à Câmara; pseudo Líder escanteado por Neto e Bruno Reis

Em entrevista à Rádio Metrópole na manhã desta sexta-feira (10), o vice-prefeito de Salvador, Bruno ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.