Principal / Política / Escola do Legislativo inicia Curso de Orçamento Público

Escola do Legislativo inicia Curso de Orçamento Público

Crédito: Reginaldo Ipê/Secom/CMS

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Salvador iniciou, nesta quinta-feira (19), o Curso de Planejamento e Orçamento Público. Na abertura das aulas, a diretora da Escola, vereadora Marta Rodrigues (PT), comemorou a aprovação do novo nome da instituição que passa a ser denominada Escola do Legislativo Péricles Gusmão, homenagem ao vereador e militante político de Vitória da Conquista preso durante o Regime Militar.

Em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), localizada no prédio do Ministério da Fazenda (antiga Receita Federal), no Comércio, as aulas prosseguem até o dia 20, totalizando 16 horas com conteúdo que aborda o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Esse curso acontece em um momento importante para a Câmara. Estamos analisando o PPA 2018-2012 e ele será de fundamental importância porque traz para os vereadores e assessores muito conteúdo sobre a peça. A Escola do Legislativo tem esse papel de trazer para os servidores e cidadãos conteúdos que vão enriquecer e contribuir para o seu olhar para questões práticas da nossa cidade”, disse Marta Rodrigues.

As aulas estão sendo ministradas pelo professor Manuel Roque dos Santos Filho, que é mestre em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Salvador. E também especialista em Análise Econômica Financeira com Enfoque na Administração Pública, pela Unijorge.

“O curso seguirá um formato de oficina onde vamos mesclar a teoria e a prática. Vamos falar sobre o histórico dos orçamentos e aspectos das receitas e despesas públicas. No final, vamos preparar um PPA de forma didática, mas com muita relação com a vida prática”, explica o professor.

O coordenador de eventos abertos da Esaf, Luciano Costa, disse que essa parceria com a Câmara Municipal possibilita aproximar a sociedade de temas que dizem respeito à gestão da cidade. “A Esaf pretende ampliar essa parceria com a Escola do Legislativo tanto para capacitar os servidores bem como todo o público que ela atende, a sociedade. Essas capacitações visam aprimorar e fazer essa reflexão sobre controle social”, destaca Luciano.

Fonte: Secom/CMS

 

Sobre Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Leia também!

Queridinha da esquerda, TV Câmara Salvador é dinheiro do contribuinte na lata do lixo

Com 2 meses de mandato, a vereadora de Extrema-esquerda Maria Marighela é a queridinha de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *