Principal / Política / Escola do Legislativo inicia Curso de Orçamento Público

Escola do Legislativo inicia Curso de Orçamento Público

Crédito: Reginaldo Ipê/Secom/CMS

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Salvador iniciou, nesta quinta-feira (19), o Curso de Planejamento e Orçamento Público. Na abertura das aulas, a diretora da Escola, vereadora Marta Rodrigues (PT), comemorou a aprovação do novo nome da instituição que passa a ser denominada Escola do Legislativo Péricles Gusmão, homenagem ao vereador e militante político de Vitória da Conquista preso durante o Regime Militar.

Em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), localizada no prédio do Ministério da Fazenda (antiga Receita Federal), no Comércio, as aulas prosseguem até o dia 20, totalizando 16 horas com conteúdo que aborda o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Esse curso acontece em um momento importante para a Câmara. Estamos analisando o PPA 2018-2012 e ele será de fundamental importância porque traz para os vereadores e assessores muito conteúdo sobre a peça. A Escola do Legislativo tem esse papel de trazer para os servidores e cidadãos conteúdos que vão enriquecer e contribuir para o seu olhar para questões práticas da nossa cidade”, disse Marta Rodrigues.

As aulas estão sendo ministradas pelo professor Manuel Roque dos Santos Filho, que é mestre em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Salvador. E também especialista em Análise Econômica Financeira com Enfoque na Administração Pública, pela Unijorge.

“O curso seguirá um formato de oficina onde vamos mesclar a teoria e a prática. Vamos falar sobre o histórico dos orçamentos e aspectos das receitas e despesas públicas. No final, vamos preparar um PPA de forma didática, mas com muita relação com a vida prática”, explica o professor.

O coordenador de eventos abertos da Esaf, Luciano Costa, disse que essa parceria com a Câmara Municipal possibilita aproximar a sociedade de temas que dizem respeito à gestão da cidade. “A Esaf pretende ampliar essa parceria com a Escola do Legislativo tanto para capacitar os servidores bem como todo o público que ela atende, a sociedade. Essas capacitações visam aprimorar e fazer essa reflexão sobre controle social”, destaca Luciano.

Fonte: Secom/CMS

 

Sobre Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Leia também!

Polícia Militar prende quinteto que confrontou guarnições em São Caetano

Cinco criminosos que entraram em confronto com guarnições das Rondas Especiais (Rondesp) Baía de Todos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *