Principal / Destaques / Especialistas alertam para os riscos do banho de mar após dias de chuva

Especialistas alertam para os riscos do banho de mar após dias de chuva

Tomar banho de mar após a chuva pode não ser uma boa ideia, já que as precipitações costumam deixar a água e a areia mais sujas e, consequentemente, com microorganismos que provocam doenças de pele, entre outras patologias. Em decorrência das chuvas, o volume de água que sai dos canais em direção ao mar aumenta, deixando as praias mais sujas, com concentração de espumas que indicam que o mar está impróprio para banho.

A areia também costuma acumular muita poluição e, mesmo quando ela, ou a água do mar aparentam estar limpas, isso não é garantia de que estejam em boas condições. Com isso, a saída é esperar entre dois e três dias após o período chuvoso para nadar e mergulhar, principalmente em áreas onde os canais desembocam, alertou o coordenador da Salvamar, Yuri Carlton.

“Infelizmente, a população vai à praia logo que abre o sol. Por isso, temos um índice muito grande de afogamento, porque não avaliam a condição da maré e, consequentemente, também não observam a condição da qualidade da água do mar para tomar um banho seguro, sem riscos de doenças. O ideal é que esperem o mar limpar completamente, quando perder o aspecto sujo, escurecido, com espuma ”, avaliou o coordenador da Salvamar.

Doenças – Os coliformes fecais presentes nessas águas são responsáveis por causar doenças como gastroenterites, diarréias e hepatite A. Além disso, doenças de pele como dermatite de contato e micoses são bastante comuns, segundo a dermatologista Andréa Rebouças, do Multicentro de Saúde da Liberdade. “Durante o banho, a água do mar não cai só na pele, ela acaba entrando em contato com a boca e os olhos, sendo possível também o desenvolvimento de outras doenças, inclusive a conjuntivite química e bacteriana”, acrescentou.

Segundo a especialista, são patologias que variam no tratamento, “então, o mais indicado é que, ao identificar sintomas, como vermelhidão e coceiras, o paciente procure um profissional para fazer o tratamento adequado”.

Fechadas – Vale lembrar que as praias do Porto da Barra, Buracão e Paciência seguem fechadas todos os dias da semana. Na segunda-feira, está proibido o uso das praias de Itapuã, Amaralina, Ribeira, São Tomé de Paripe, que só estão abertas de terça a sexta, com exceção de feriados. As demais seguem abertas de segunda a sexta-feira e fechadas aos finais de semana e feriados. É preciso seguir os protocolos sanitários, a exemplo do uso de máscaras.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Aleluia pede prorrogação da suspensão da renovação de frota para taxistas, motoristas de aplicativos, vans escolares e transporte de turismo

A quase um mês de concluir seu primeiro mandato como vereador na capital baiana, o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *