Principal / Destaques / Especialistas debatem políticas públicas para pacientes com epilepsia e microcefalia

Especialistas debatem políticas públicas para pacientes com epilepsia e microcefalia

Divulgação

Nesta sexta-feira (23), a cidade de Salvador foi palco de um momento histórico para todos que lutam e apoiam as políticas públicas de saúde para pessoas com epilepsia, microcefalia e diversas outras enfermidades. Durante seminário sobre os temas, ocorrido no Cerimonial Cirdec Said, no bairro do Bonfim, foi celebrada a fundação de uma Associação de Mães e Amigos que vai lutar pelos direitos da pessoa com epilepsia e outras doenças.

O evento teve as presenças de diversos especialistas da área médica, como neurologistas, pediatras, pedagogos, psicólogos, além dos familiares de pacientes.

O jornalista e candidato a vereador de Salvador Gusmão Neto, assim como a candidata a vice-prefeita da capital na chapa de Bruno Reis, Ana Paula Matos, também confirmaram presenças no evento. Uma das principais reivindicações é para facilitar o acesso desses pacientes ao canabidiol, fundamental para aliviar os sintomas das doenças.

“CDB (canabidiol) é vida, esperança. Porque a gente vai poder dar mais qualidade de vida para nossas crianças. E eu, Daniela, estou junto com Gusmão e demais membros da associação para que a gente consiga beneficiar todos que têm necessidade do canabidiol. Estou muito feliz em fazer parte. Pode contar com a gente”, emociona-se Daniela dos Santos Oliveira, presidente da recém-criada associação.

“Hoje é o dia mais especial da minha campanha. Pois estamos aqui discutindo sobre a causa que é a minha principal bandeira de luta, a razão de nossa candidatura. Me emociono porque tenho sensibilidade social e humana e compromisso político com todos os familiares e pacientes”, destaca Gusmão Neto. Eleito vereador, Gusmão vai colocar em prática o seu projeto de criação do plano municipal para a pessoa com epilepsia, que prevê uma ampla rede de assistência de saúde, educação e assistência social.

“Salvador é a capital com maior número de pessoas com epilepsia. Então também vamos ser a primeira capital que vai dar o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, oferecendo acesso aos medicamentos e tratamentos. E o nosso plano prevê sobretudo o cuidado com as mães e pais dos pacientes, com apoio psicológico, resgate da auto-estima, e capacitação profisisonal. É obrigação do poder público dar carinho e assistência a esses cuidadores”, completa Gusmão Neto.

Durante a sua apresentação, a neuro-pediatra Fernanda Dubourg ressaltou a importância da associação, pois garante que todos tenham acesso a informações seguras, além da formação de uma rede de assistência, que facilite o tratamento individualizado, acesso a neurologista e acompanhamento constante.

Ana Paula Matos, candidata a vice-prefeita, fez questão de reforçar o apoio aos pacientes e familiares, sobretudo com a valorização das políticas públicas propostas por Gusmão Neto.

Rebeca Cardoso Reis, esposa do candidato a prefeito Bruno Reis, também participou das atividades, e colocou-se à disposição para ajudar a associação, com a efetivação de medidas concretas e práticas. O candidato a vereador Gusmão Neto agradeceu o apoio e frisou que a presença de Rebeca Reis é uma demonstração do compromisso da candidatura de Brunos Reis com as causas defendidas pelas pessoas presentes ao evento.

Também marcaram presenças no seminário a psicopedagoga Tatiana Magalhães e o presidente da Associação Cannab, Leandro Stelitano.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Aleluia pede prorrogação da suspensão da renovação de frota para taxistas, motoristas de aplicativos, vans escolares e transporte de turismo

A quase um mês de concluir seu primeiro mandato como vereador na capital baiana, o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *