fbpx
Principal / Destaques / Estação da Lapa recebe ação de conscientização sobre combate ao trabalho infantil

Estação da Lapa recebe ação de conscientização sobre combate ao trabalho infantil

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no último dia 12, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), através da Diretoria de Proteção Social Especial, realizou uma ação de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil, nesta terça-feira (20), na Estação da Lapa. O terminal foi palco de apresentações culturais de diversos grupos, entre eles o da Fundação Cidade-Mãe, Reprotai, Adolescer com Arte e Projeto Axé.

Diversos jovens marcaram presença no evento, que contou ainda com uma gama de serviços socioassistenciais ofertados gratuitamente. Foi possível fazer emissão de carteira de trabalho, inscrições para o Programa Jovem Aprendiz, entrega de Caderneta de Saúde do Adolescente, além de orientações sobre o programa Bolsa Família e de serviços dos Centros de Referência Especializados das Assistência Social (Creas) e Centros de Referência das Assistência Social (Cras).

Idealizador do Adolescer com Arte e agente comunitário, Lenilson Bento conta como usou de atividades culturais como meio de chamar a atenção da sociedade sobre o fim do trabalho infantil. “Usamos da dança, música e teatro para montar cenas do cotidiano daqui da Lapa, nos ônibus e nos bairros, locais onde se costuma ver adolescente vendendo amendoim, por exemplo, e em situação de vulnerabilidade”, explica.

A pedagoga do Creas Bonocô, Angelimar Santana, reforça que as iniciativas da Semps para o combate ao trabalho infantil em Salvador acontecem não só neste mês, como durante todo o ano, inclusive em períodos de festas populares. “O trabalho infantil, ao contrário do que muita gente fala e pensa, é prejudicial em todos os aspectos. Muitos acreditam que é melhor a criança trabalhar do que ficar em causa ou roubar, mas é uma situação que traz danos à saúde, ao psicológico e ao desenvolvimento físico da criança”.

A estudante Nicole Vieira, 17 anos, ficou entusiasmada com a ação. “É bom porque conscientiza as pessoas. Hoje em dia é algo muito comum vermos crianças trabalhando e não darmos conta de que isso é errado. Acaba passando despercebido”, disse.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Soteropolitanos festejam a chegada do Fogo Simbólico a Pirajá

As celebrações pela Independência do Brasil na Bahia tiveram início na capital baiana na tarde ...

1 Comentário

  1. gostaria de saber o que e a quem eu procure se eu tiver algum problema relacionado a este ramo aqui na cidade do rio de janeiro? ah saber também se é pago as pessoas que fazem ou melhor ajudam com isso

    ah amei o tema abordado e a psotagem por favor continuem sempre assim ,conteúdo de ótima qualidade por isso sempre entre aqui no site