Home / Destaques / Estresse da quarentena pode afetar a pele

Estresse da quarentena pode afetar a pele

Divulgação

Pandemia, mudança brusca na rotina, medo de contrair a Covid-19, preocupações extras, o cenário atual é realmente adverso e pode causar diversos efeitos indesejáveis no corpo como um todo, inclusive na pele. A dermatologista da Clínica Osmilto Brandão, Naraiana Nunes, explica que são várias as formas pelas quais o estresse pode afetar a todos.

“Com o estresse há um aumento de inflamação e de radicais livres, também havendo envolvimento de hormônios como o cortisol e de neurotransmissores”, afirma. Segundo a especialista, esses fatores podem causar problemas como acne, dermatite atópica, vitiligo, urticaria, entre outras inflamações.

Enquanto a acne aparece por meio das tão conhecidas espinhas, cravos e caroços, as demais inflamações provocam outros sintomas a serem observados. A dermatite causa vermelhidão, coceiras e até mesmo bolhas. Outras condições pioradas ou causadas pelo estresse são o vitiligo, que leva à despigmentação da pele em áreas especificas, e a urticária, reação alérgica que pode aparecer por meio de vergões na pele. Entretanto, para ter certeza que o estresse é a causa raiz desses problemas é necessário consultar um dermatologista.

Durante o tratamento ou prevenção, é importante manter uma rotina de cuidados específicos para o seu tipo de pele, seguindo as orientações de um dermatologista. Além disso, atividades que promovem bem-estar e saúde, como a prática de exercícios físicos, meditações e técnicas respiratórias também são grandes aliados na melhoria dos efeitos do estresse.

Ainda segundo a médica, o autoconhecimento é fundamental nesse processo. “Reconhecer os próprios gatilhos para o estresse pode ajudar a sanar esse desequilíbrio”, explica Naraiana, destacando a importância da prevenção.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Roubos de veículos têm queda de 29,3% em junho

Prisão de transportadores, operações em desmanches, identificação de grupos e flagrantes com o apoio das ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.