Principal / Destaques / Expectativa cresce em torno dos nomes que formam chapa majoritária de José Ronaldo

Expectativa cresce em torno dos nomes que formam chapa majoritária de José Ronaldo

Depois da desistência de ACM Neto para disputa ao governo da Bahia, o DEM deve encabeçar a chapa majoritária do pré-candidato José Ronaldo que vai representar o grupo político de oposição contra o governador Rui Costa (PT) na briga pela sucessão estadual. O vice-prefeito Bruno Reis (DEM) não quis antecipar nomes, mas declarou que o Democratas estará à frente da chapa que, segundo ele, já “está quase que completamente formada e definida”. Nos bastidores, entre os nomes cotados e ventilados para compor a majoritária estão a vereadora Ireuda Silva (PRB), o do deputado federal Irmão Lázaro (PSC) e também Jutahy Magalhães Jr. (PSDB).

Como um dos articuladores politicos, Reis tem ciência de que todo processo político de negociação entre muitos partidos com bons candidatos não é algo simples. A intenção é construir uma boa aliança e ganhar a eleição. A tendência é que o DEM será o cabeça de chapa, pois essa é a intenção.

O impasse interno da virtual coligação formada pelos partidos de oposição gira ainda em torno dos nomes políticos. Ainda nos bastidores, há um embate entre os aliados sobre a preferência, escolha e definição sobre os nomes, inclusive, sobre quem será o pré-candidato a vice-governador. Bruno Reis tem também participado de encontros para tratar do assunto. Os rumores são de que estariam construindo um entendimento para definir a composição. “Conversas, têm. Especulações, muitas. Mas ainda estamos sem definições”, disse.

“Há nos partidos um consenso comum de que os nomes serão os que tiverem mais chance de vencer as eleições. Nenhum partido está impondo. Agora é natural que esses nomes saiam dos partidos que compõem a aliança. Hoje são mais de 14 partidos que compõem a base de sustentação da Prefeitura na Câmara Municipal”, disse. “Os nomes especulados são grandes nomes e têm grandes possibilidade de ser. Lázaro, Ireuda, Jutahy, Joseph Bandeira… Têm muitos cogitados. E espero que haja unidade [de todos os partidos de oposição”, acrescentou o vice-prefeito, ao assegurar que têm a “convicção” de que o pré-candidato tucano, João Gualberto (PSDB), desista de uma chapa própria e mude de lado.

Abordado sobre uma possível indicação em torno do seu nome, o deputado federal Irmão Lázaro informou que está negociando com os grupos de Zé Ronaldo e Gualberto. “O partido tem todo o interesse. Tenho todo interesse de fazer parte da chapa majoritária. Temos conversado com os dois pré-candidatos, que têm excelente aceitação. Estamos conversando e esperando o momento certo”, disse. Já Ireuda afirmou que não sabe como andam as conversas. “Sei que o PRB tem a mim como uma das possibilidades de compor a majoritária ao Senado, e também soube que isso era visto com muita simpatia pelo prefeito ACM Neto. Independentemente do que venha a acontecer, me sinto preparada para o desafio e reafirmo que estou à disposição do meu partido”, declarou.

O Democrata tem defendido que os aliados devem ocupar espaços na majoritária para unir as forças de oposição como forma de fortalecer a chapa de Ronaldo. A ofensiva política faz parte também de uma estratégia para atender a expectativa de que o pré-candidato feirense amplie o tempo na TV e no Rádio durante o horário eleitoral para disputar contra Rui Costa, atual pré-candidato à reeleição.

“Faz parte da política o governo definir a chapa deles para depois definirmos a nossa”, avisou, ao fazer alusão ao grupo do governador Rui Costa (PT). “Enquanto não houver uma definição do lado de lá, não haverá uma do lado de cá”, emendou.

Rafael Santana com informações da Tribuna da Bahia On Line

Sobre Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Leia também!

Aula pública gratuita de Yoga volta ao MAM neste domingo (17)

O Coletivo Ser Yoga (CSY) volta a promover aula pública de Hatha Yoga no Pátio ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *