Fisioterapeuta é essencial para recuperação de pacientes com Covid-19 – Notícias Política Bahia
Principal / Economia / Fisioterapeuta é essencial para recuperação de pacientes com Covid-19

Fisioterapeuta é essencial para recuperação de pacientes com Covid-19

Divulgação

Dia 13 de outubro é comemorado o dia do fisioterapeuta e muitos ainda não sabem a importância desse profissional para a recuperação de pessoas que contraíram o novo Coronavírus, especialmente daquelas que precisaram ser intubadas. Reinaldo Antunes, professor do curso de Fisioterapia da UNIFACS, explica que esses profissionais atuam em duas frentes na UTI: a respiratória e a motora.

Na área respiratória, é o fisioterapeuta o responsável por todo o processo de intubação (colocada do tubo). Além de acompanhar diariamente os índices, como a taxa de oxigenação, para realizar o desmame (retirada do aparelho de forma gradual) e a posterior extubação (retirada total do tubo) dos pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Se sabe que um dos sintomas da Covid-19 é justamente a dificuldade para respirar. Isso se deve ao fato de o Coronavírus causar uma grave inflamação nos pulmões, o que por sua vez afeta a frequência respiratória assim como índice de oxigenação. Nesses casos, o paciente necessita da ajuda de um aparelho para respirar satisfatoriamente.

Reabilitação respiratória – Uma vez que tenha conseguido voltar a respirar sem a ajuda do aparelho, é necessário fazer exercícios para fortalecer a musculatura inspiratória e estimular a capacidade pulmonar, para que haja a melhora da capacidade total da respiração. Esses exercícios são feitos ainda durante o internamento e devem prosseguir quando o paciente retorna para casa.

“Já foi comprovado que os pacientes permanecem de um a três meses sem conseguir respirar de forma adequada, mesmo depois de terem se recuperado da doença e recebido a alta”, informa Reinaldo. “Os pacientes debilitados devem procurar um fisioterapeuta para que ele possa orientar e criar exercícios que as pessoas possam improvisar e fazer em casa”, sugere.

Reabilitação Motora – De acordo com Reinaldo, a Covid-19 consegue reduzir a força das coxas em mais de 40% nas pessoas que ficam acamadas por mais de uma semana. Já os músculos do braço têm uma redução de 30% em sua força em um período de 10 dias de cama. Nesse sentido, o fisioterapeuta tem um papel essencial de reabilitar o paciente para reinseri-lo em suas atividades cotidianas.

“Diariamente avaliamos a força muscular, o equilíbrio, a coordenação e o nível de colaboração de cada paciente. Primeiramente analisamos se ele consegue sentar e manter o tronco ereto. O próximo passo é fazê-lo ficar de pé, depois andar. Nosso objetivo é fazer evoluções diárias. O fisioterapeuta precisa ser criativo para fazer o paciente gostar do exercício”, conta.

Recompensa – Para Reinaldo, a maior recompensa é receber notícias dos pacientes recuperados fazendo suas atividades rotineiras. “O fisioterapeuta é o principal reabilitador e é um profissional essencial para recuperação de uma doença tão grave quanto a Covid-19. Nosso foco é devolver a pessoa para sua família. Quando temos esse retorno de que elas estão bem, é muito gratificante. Não tem preço”, afirma.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Obras Sociais Irmã Dulce vão assumir gestão do hospital de campanha na Arena Fonte Nova

As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) vão gerir o hospital de campanha na Arena Fonte ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *