Principal / Destaques / Formato do rosto influencia no envelhecimento

Formato do rosto influencia no envelhecimento

Divulgação

A pele e o rosto são os maiores acusadores do envelhecimento. No entanto, um aspecto pouco explorado é como o formato do rosto influencia na forma do envelhecimento de cada pessoa. A dermatologista da Clínica Osmilto Brandão, Fabíola Viterbo, explica como o conhecimento desse fator auxilia na realização de um tratamento precoce e direcionado às áreas com maior necessidade de atenção. A médica explica que a Clínica Osmilto Brandão aplica uma técnica que leva em consideração cada tipo facial e utiliza tratamentos com Ácido Hialurônico e Hidroxiapatita de Cálcio. “Cada rosto é único e suas as necessidades são diferenciadas. Não nos preocupamos apenas em rejuvenescer um rosto, mas trazê-lo para o seu formato mais belo, respeitando as individualidades de cada pessoa. A técnica que utilizamos esculpe a face sem fazer com que o indivíduo perca a sua essência”, afirma.

Essa técnica leva em consideração os “pontos fracos” de cada rosto, que devem receber maior atenção e em que o tratamento deve ser iniciado de forma precoce. “Trata-se de uma atitude proativa, de o médico já saber com antecedência como aquele rosto vai envelhecer e ajudá-lo a envelhecer bem”, explica Fabíola. Ela se baseia em cinco pilares da beleza: qualidade da pele, simetria facial, proporções, contorno e luz e sombra. Estes parâmetros são aliados ao tipo de formato do rosto do paciente, que tem características únicas e vai necessitar de cuidados específicos.

Cuidado Precoce – Com o passar dos anos, pequenas modificações ocorrem no rosto, como o retraimento do queixo e a perda de gorduras na parte das bochechas. Isso impacta diretamente na aparência de jovialidade. Para retardar os efeitos do tempo, a médica indica o cuidado precoce. “O paciente que está se tratando desde os 25 ou 30 anos vai chegar melhor aos 50 e com uma necessidade de tratamento muito menor. Quando o tratamento é feito desde a juventude, os resultados são melhores pois as intervenções são menores”, comenta.

Saiba mais sobre como o envelhecimento afeta cada formato de rosto:

Rosto angulado – O formato angulado é o que menos envelhece. “Normalmente sempre vai aparentar menos idade. O cuidado necessário será no sentido de não deixar que esse rosto assuma um padrão masculino, pois a tendência do rosto angulado é que se assemelhe ao masculino”, elucida a dermatologista.

Rosto em coração – Já o rosto em coração tem um padrão bem feminino, com a proeminência das bochechas. Seu “ponto fraco” é a estrutura mais fina do queixo, que tende a perder a definição entre essa região e o pescoço, além de uma atrofia no final da região da mandibular (já próximo às orelhas).

Rosto oval – No caso do rosto oval, há a presença de uma estrutura óssea mais delicada e o predomínio de ângulos. Seu envelhecimento se dá simetricamente no terço médio (região das bochechas) e inferior (região do queixo).

Rosto redondo – O rosto redondo tem predomínio de curvas. Sua principal característica está na presença de um queixo curto. Por ser um rosto mais pesado, é o que mais sofre com a passagem do tempo. Tende à formação de papada ou duplo queixo. “Quanto mais cedo é feito o tratamento para ajudar esse rosto a se manter jovem, é o ideal”, pontua Fabíola Viterbo.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Felix nega ter pedido “homem com saia” na chapa de Bruno Reis

Em contato com a #TVServidor , o presidente do PT no Estado, deputado Felix Mendonça ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *