Principal / Destaques / Guarda Municipal resgata mais de 900 animais silvestres no último ano

Guarda Municipal resgata mais de 900 animais silvestres no último ano

Mais de 900 resgates a animais silvestres foram contabilizados no último ano pelos agentes do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM). Em 2015, foram apreendidos 755 animais. Entre as espécies capturadas estão raposas, jacarés, tartarugas, cobras, corujas, gaviões, tamanduás, ouriços, bichos-preguiça, micos e iguanas. Na quinta-feira (26), a Guarda foi acionada para resgatar uma jiboia de aproximadamente 1,60m, numa residência localizada em Brotas.

A Guarda Civil Municipal possui cerca de 50 agentes, lotados no GEPA, aptos a realizarem a remoção de animais silvestres em áreas urbanas. Estes agentes atuam na proteção do Parque da Cidade, em parceria com a Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), e também realizam o resgate de animais silvestres em toda Salvador. No ano de 2015, foram apreendidas 43 espécies diferentes de animais. Já em 2016, o dado subiu para 55 espécies. “A Guarda possui agentes capacitados para resgate, captura e salvamento de animais silvestres e está em alerta para esse serviço todos os dias da semana, 24h por dia. Nosso intuito é de promover a preservação das espécies que ainda existem no município. No ano passado, por exemplo, apreendemos duas espécies que estão na lista do Ibama de animais em extinção, que são o jacaré do papo amarelo e o ouriço negro”, conta o supervisor do Gepa, Robson Pires.

Os animais silvestres resgatados são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), localizado Rua Fernando Pedreira, na Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula. Já as espécies de tartarugas apreendidas são encaminhadas para o Projeto Tamar, nas unidades de Arembepe ou Praia do Forte.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Para Alexandre Aleluia determinações de Rui Costa são tirânicas e atentam contra a liberdade dos baianos

Único agente político de direita com mandato, Alexandre Aleluia não poupou adjetivos para descrever mais ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *