Home / Cultura / Guardas Municipais se preparam para o desfile de 7 de Setembro

Guardas Municipais se preparam para o desfile de 7 de Setembro

Faltando apenas 30 dias para o desfile cívico do Dia da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram, na manhã desta quinta-feira (8), o primeiro ensaio geral do que será apresentado no dia da celebração. Conduzido pelo agente Ubirajara Ferreira, responsável pelo treinamento da tropa, cerca de 110 servidores da GCM, durante as duas horas de ensaio receberam as orientações de postura, velocidade, movimentos, voz de comando e marcação, assim como a ordem de cada unidade administrativa.

Participante da cerimônia cívico-militar há dez anos, a GCM terá o desfile conduzido pela Banda de Música da corporação e reunirá as unidades de Grupamento de Operações Especiais (GOE), de Proteção Ambiental (Gepa), de Rondas da Capital (Rondac), de Apoio ao turista (GAT), de Operações com Cães (GOC) e Especial de Motociclista (GEM). Em 2019, cerca de 400 agentes se apresentarão durante todo o trajeto que compreende do Corredor da Vitória até a Praça Castro Alves. Na ocasião, serão apresentadas à população as novas viaturas do órgão, entregues no início de agosto pela Prefeitura.

Pertencimento – A preparação começou há cerca de três meses, com ensaios fracionados realizados semanalmente. Até a chegada do evento, ao todo, serão realizados cinco ensaios gerais. “A realização desses encontros é muito importante, pois são momentos onde os agentes recebem o passo a passo do que vai ser feito durante o circuito, garantindo assim a organização e o padrão do nosso desfile”, afirma o coordenador geral do desfile da corporação, Etenilson Bispo.

Para o inspetor-geral Alysson Carvalho, a participação no desfile traz um sentimento de pertencimento e patriotismo para a Bahia e para o Brasil. “É uma ocasião muito importante no que diz respeito à inserção cívica da guarda perante a sociedade. É um momento em que o órgão mostra que, de fato, pertence ao esquadro da segurança pública. É onde apresentamos ao cidadão todo nosso equipamento e a nossa força, fazendo com que o município e, sobretudo, o cidadão tenha a plena capacidade do conhecimento no que diz respeito a ter uma força de segurança atuando na nossa cidade”, declara.

Há cinco anos participando da ação, a agente Solange Freitas, 41 anos, descreve a sensação de fazer parte de um momento tão importante. “Agrega valor hierárquico. É uma sensação de pertencimento e representatividade, um lindo ato de cidadania. É uma data em que comemoramos a liberdade e a independência, e poder representar nosso país é muito gratificante”, pontua.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. Artistas argentinos e políticos ligados a Cristina Kirchner homenageiam Che Guevara”

No vídeo exaltam a vida do guerrilheiro genocida Che Guevara artistas renomados como Susana Ronaldi, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.