Home / Destaques / Hospital Municipal de Salvador e UPAs registram quase 600 mil atendimentos em 2018

Hospital Municipal de Salvador e UPAs registram quase 600 mil atendimentos em 2018

Durante o ano de 2018, as unidades de urgência e emergência do município – o Hospital Municipal de Salvador (HMS) e as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPA) – realizaram juntas quase 600 mil atendimentos. Desse total, pouco mais de 80 mil atendimentos foram prestados pelo HMS a usuários do SUS de toda a Bahia em oito meses de atividade. Desse total, 10% das admissões foram de pacientes provenientes de municípios do interior e de outros estados. Somam-se a isso as mais de 510 mil pessoas atendidas e 480 mil exames realizados nas UPAs administradas pela Prefeitura.

O volume de admissões do Hospital Municipal deve-se, principalmente, à antecipação em um ano da capacidade total de acolhimento. Para este ano de 2019, a Prefeitura analisa o projeto de implantação de mais 90 leitos, que serão acrescentados aos 210 já em funcionamento.

Do total de atendimentos realizados no hospital, situado em Boca da Mata, o setor de emergência foi o responsável pelo maior número de ocorrências, com 41 mil admissões, seguido pelas internações, com 5.204. De abril a dezembro, foram registrados mais de 12 mil atendimentos ambulatoriais e cerca de 1.800 procedimentos cirúrgicos.

“A implantação da unidade tem reforçado o fluxo assistencial da rede hospitalar, não apenas para quem vive na capital, como também tem se tornado referência para pacientes do interior, sobretudo, da Região Metropolitana. A ampliação da oferta de serviços tem extrema importância, pois ajuda a reduzir o tempo de espera na fila da regulação”, afirma o coordenador médico hospitalar e de emergência de Salvador, Ivan Paiva.

No local, são feitas cirurgias de urgência, como as de trauma, apendicite, abdômen agudo, e também algumas eletivas, como a de vesícula e hérnia. Alguns dos exames realizados são tomografia computadorizada, ecocardiograma, ultrassonografias, raio-X, eletrocardiograma, eletroencefalograma e holter além de hemograma e urina.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Geraldo Júnior divulga cronograma para convocação dos concursados

A Câmara Municipal de Salvador vai convocar, ainda este ano, 32 aprovados no concurso realizado ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.