
A praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, teve o selo Bandeira Azul renovado para temporada 2020/2021. Esta é a sexta vez que a localidade recebe a honraria. Além da veterana, outras duas praias baianas vão receber o título: Guarajuba e Itacimirim, ambas localizadas no município de Camaçari. Já Stella Maris, Flamengo e Ipitanga, todas na capital baiana, estão em processo de comprovação das condições ambientais e também podem entrar para lista.
O processo para obtenção do Selo está sendo executado através da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) junto com o Consórcio Temis/Nemus. O selo certifica a qualidade das principais praias ao redor do mundo e é distribuído pela Foundation for Environmental Education (FEE). A nova bandeira na Praia de Nossa Senhora de Guadalupe deve ser hasteada entre novembro e dezembro deste ano. Apenas quatro estados tiveram praias que serão certificadas com a Bandeira Azul. Santa Catarina lidera o ranking com 11 localidades. Em Salvador, o selo existe apenas na praia da Ilha dos Frades, e segue sendo pleiteado pelas praias de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga. A certificação tem validade de dois anos, podendo ser renovada.
O processo de adequação das praias de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga, a fim de cumprir os critérios exigidos pelo programa para submetê-las a avaliação e certificação deverá levar aproximadamente dois anos, mas os trabalhos já tiveram início. Ontem (19) foi realizada uma rodada de articulação virtual que envolveu as secretarias e órgãos municipais e estaduais que têm atuação na região das praias. Durante o bate-papo on-line foram apresentadas as etapas do programa Bandeira Azul, assim como as etapas, ações e cronograma do projeto.