Principal / Destaques / Ilhas de Salvador ganham escola, quadras e posto de saúde

Ilhas de Salvador ganham escola, quadras e posto de saúde

Os sentimentos de gratidão e alegria dos moradores predominaram as entregas de quatro equipamentos em duas ilhas de Salvador, nesta sexta-feira (28). Uma delas foi a requalificação da Escola Municipal de Bom Jesus e duas novas quadras poliesportivas, em Bom Jesus dos Passos. Em seguida, foi a vez da Unidade de Saúde da Família (USF) de Paramana completamente reformada, na Ilha dos Frades. As cerimônias contaram com a presença do prefeito ACM Neto, do vice, Bruno Reis, e do titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Bruno Barral; demais gestores e autoridades municipais; convidados como o governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente da Fundação Baía Viva, Carlos Suarez; e população.

Em Bom Jesus, a festa contou com a apresentação da Filarmônica Beneficente Musical União dos Artistas. Em discurso, o prefeito relembrou os avanços da administração municipal na área da Educação nas ilhas, a exemplo da implementação do transporte gratuito para professores que trabalham nesses locais; a abertura da oferta de Ensino Médio na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães; a implantação da Casa do Estudante Quilombola em Salvador, destinado a estudantes de comunidades quilombolas das ilhas; e a construção de unidades de alto padrão como a Escola Municipal de Bom Jesus dos Passos. “Era um sonho antigo a construção de uma escola como essa, que não deixa nada a desejar a uma escola particular de Salvador. Esta é uma unidade de ensino em tempo integral que oferece apoio pedagógico e um ambiente seguro como extensão das próprias casas, além de refeição adequada para a necessidade nutricional diária”, afirmou ACM Neto.

A unidade tem capacidade para receber 244 alunos nos segmentos da Educação Infantil (Grupos 2 a 5) e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Com dois pavimentos, sendo 826,69 m² de área construída, a estrutura da Escola Municipal de Bom Jesus conta com pátio coberto, dez salas de aula, três salas de descanso, diretoria, secretaria, sanitários administrativo e de funcionários, para alunos e PNE; além de solário, playgound, cozinha, despensa, sala de freezers, lavanderia e área de serviço. O investimento foi de R$2,1 milhões.

A diretora da instituição, Aline Ferreira, ressaltou a importância dessa ação para os moradores das áreas insulares do município. “Por muito tempo, as ilhas foram esquecidas. Tudo aqui ficava para depois, eram destinados apenas restos para cá. A situação começou a mudar com essa gestão, pois passaram a nos olhar e ouvir. Somos realmente diferentes: as ilhas abrigam dez escolas – quatro delas quilombolas – e, mesmo com as dificuldades, nos empenhamos muito para oferecer o melhor. Com essa nova estrutura, queremos que essa escola seja a melhor da rede. Estamos muito felizes, mesmo”, relatou.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Professores da rede municipal recebem 5º Prêmio CEAP

Buscando motivar os profissionais de educação, o Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (CEAP) promoveu, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *