Principal / Destaques / Ilhas de Salvador ganham escola, quadras e posto de saúde

Ilhas de Salvador ganham escola, quadras e posto de saúde

Os sentimentos de gratidão e alegria dos moradores predominaram as entregas de quatro equipamentos em duas ilhas de Salvador, nesta sexta-feira (28). Uma delas foi a requalificação da Escola Municipal de Bom Jesus e duas novas quadras poliesportivas, em Bom Jesus dos Passos. Em seguida, foi a vez da Unidade de Saúde da Família (USF) de Paramana completamente reformada, na Ilha dos Frades. As cerimônias contaram com a presença do prefeito ACM Neto, do vice, Bruno Reis, e do titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Bruno Barral; demais gestores e autoridades municipais; convidados como o governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente da Fundação Baía Viva, Carlos Suarez; e população.

Em Bom Jesus, a festa contou com a apresentação da Filarmônica Beneficente Musical União dos Artistas. Em discurso, o prefeito relembrou os avanços da administração municipal na área da Educação nas ilhas, a exemplo da implementação do transporte gratuito para professores que trabalham nesses locais; a abertura da oferta de Ensino Médio na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães; a implantação da Casa do Estudante Quilombola em Salvador, destinado a estudantes de comunidades quilombolas das ilhas; e a construção de unidades de alto padrão como a Escola Municipal de Bom Jesus dos Passos. “Era um sonho antigo a construção de uma escola como essa, que não deixa nada a desejar a uma escola particular de Salvador. Esta é uma unidade de ensino em tempo integral que oferece apoio pedagógico e um ambiente seguro como extensão das próprias casas, além de refeição adequada para a necessidade nutricional diária”, afirmou ACM Neto.

A unidade tem capacidade para receber 244 alunos nos segmentos da Educação Infantil (Grupos 2 a 5) e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Com dois pavimentos, sendo 826,69 m² de área construída, a estrutura da Escola Municipal de Bom Jesus conta com pátio coberto, dez salas de aula, três salas de descanso, diretoria, secretaria, sanitários administrativo e de funcionários, para alunos e PNE; além de solário, playgound, cozinha, despensa, sala de freezers, lavanderia e área de serviço. O investimento foi de R$2,1 milhões.

A diretora da instituição, Aline Ferreira, ressaltou a importância dessa ação para os moradores das áreas insulares do município. “Por muito tempo, as ilhas foram esquecidas. Tudo aqui ficava para depois, eram destinados apenas restos para cá. A situação começou a mudar com essa gestão, pois passaram a nos olhar e ouvir. Somos realmente diferentes: as ilhas abrigam dez escolas – quatro delas quilombolas – e, mesmo com as dificuldades, nos empenhamos muito para oferecer o melhor. Com essa nova estrutura, queremos que essa escola seja a melhor da rede. Estamos muito felizes, mesmo”, relatou.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Bruno Reis deve dispensar 50% do secretariado de Neto, aponta Jornal

A coluna Satélite do Correio da Bahia cravou que o prefeito eleito Bruno Reis deve ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *