Home / Destaques / Interromper acompanhamento médico por tempo prolongado pode trazer riscos para sua saúde

Interromper acompanhamento médico por tempo prolongado pode trazer riscos para sua saúde

Divulgação

Em função da pandemia do coronavírus, a Organização Mundial de Saúde recomenda o isolamento social. A prevenção continua sendo a maior arma no combate a COVID-19, no entanto, a população não deve interromper nenhum acompanhamento médico por tempo prolongado sob risco de ter várias complicações de saúde. O angiologista e diretor médico da Angioclam, Sérgio Possídio destaca que apesar do medo de sair de casa a probabilidade de contrair a COVID-19 em clínicas e hospitais é bem menor que a ida ao supermercado, por exemplo.

“Estas pessoas estão mais seguras indo a uma clínica do que, por exemplo, a um supermercado, pois os profissionais de saúde são acostumados a trabalhar com biossegurança. Além disso, os hospitais estão se organizando para ter zonas livres de COVID. O paciente com sintomas não são atendidos na mesma área dos demais e a proteção está sendo redobrada com o uso de EPIS e medidas de higiene”, destaca Possídio.

Dados da Associação de Hospitais e Serviços do Estado da Bahia privados, mostram uma queda no fluxo de pacientes de 30% a 40% em abril e com relação às clínicas, a queda do volume chega a ordem de 70%.

“O que mais preocupa é que algumas doenças crônicas estão ligadas a uma possibilidade de maior gravidade da COVID-19. Por isso, manter a rotina de exames e consultas é tão importante. Eles vão auxiliar o paciente, pois, caso o seu fígado não funcione de forma apropriada, por exemplo, ele vai buscar compensar com as partes sadias de outro órgão de função semelhante. Isso não é bom e os exames vão mostrar como adequar a sua alimentação, hábitos e até mesmo medicação”, alerta Possídio e enfatiza: “Este desequilíbrio no organismo facilita o agravamento da Covid-19 e facilita a evolução da doença”, acrescenta Possídio.

Para evitar que os pacientes que precisam de tratamento contínuo faltem às consultas, o angiologista dá algumas dicas importantes:

1 – Utilizar máscaras durante todo o trajeto até o consultório;
2 – Caso utilize transportes coletivos, evitar contatos desnecessários;
3 – Cuidado para não tocar áreas como a face, nariz e boca;
4 – Ao chegar ao consultório lave as mãos com água e sabão, ou utilize o álcool gel;
5 – Mantenha o distanciamento social;
6 – Ao retornar, coloque as roupas para lavar ou em áreas ensolaradas.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Secis promove ação de plantio com espécies da Mata Atlântica

A Mata Atlântica tem grande importância ambiental para o Brasil. Com intuito de valorizar e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.